Cotidiano

Reação da população contra votação repercute pelo País

Redes de televisão deram espaço generoso às imagens mostrando os manifestantes

Foz do Iguaçu – O protesto da população de Foz do Iguaçu, que na terça-feira invadiu a Câmara e impediu a votação da proposta de aumento do número de vereadores da cidade, de 15 para 19, foi um dos temas dominantes de ontem na mídia nacional.

As principais redes de televisão do País deram espaço generoso às imagens mostrando os manifestantes cantando o Hino Nacional, entoando palavras de ordem e vaiando principalmente o autor da proposta, vereador Dilto Vitorassi, que foi chamado de “burro” em coro.

Autor e mesa diretiva fizeram um último esforço no sentido de aprovar a proposta, tentando ganhar os manifestantes pelo cansaço, mas de nada isso adiantou. Antes de entrar no tema, a Câmara consumiu cerca 90 minutos com a leitura integral e análise de mais de duas dezenas de declarações de utilidade pública e outras matérias sem maior relevância, mas isso não dispersou a multidão.

A Casa estava superlotada e o clima tenso quando, sem maiores comentários, foram lidos os requerimentos do próprio Dilto Vitorassi e do presidente Fernando Duso solicitando a retirada da proposta. Mas o tema voltará à pauta durante um amplo debate com a sociedade civil, já marcado para o próximo dia 12.

Mobilização ampla

O projeto de Dilto Vitorassi foi aprovado em primeira votação na última sessão de outubro e ensejou uma ampla mobilização que culminou com a criação do Comitê Popular Contra o Aumento de Vereadores. Este Comitê, por sua vez, de imediato contou com o apoio de entidades como Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Observatório Social. Na segunda-feira inúmeras lojas chegaram a fechar temporariamente e fixar faixas em sinal de protesto.