Política

Ratinho quer antecipar processo de transição

Curitiba – Na manhã dessa quarta-feira (17) aconteceu a primeira reunião entre o governador eleito Ratinho Junior e a atual governadora Cida Borghetti.

Ratinho afirmou que a visita foi para entender como a atual governadora pretende fazer a transição e pediu a possibilidade de que o processo fosse antecipado. O objetivo de Ratinho é começar o trabalho o quanto antes e não perder os primeiros meses do ano com a montagem da nova equipe de governo. “Queremos antecipar o processo para que a máquina do governo não precise parar no início do ano e gastar tempo para tomar decisões e buscar soluções que já podem acontecer desde já”, argumentou.

Conforme o governador eleito, na reunião também ficou definido que na semana que vem será enviado um projeto para Assembleia Legislativa para modernizar a lei de PPP (Parceria Público-Privada). “Vamos trabalhar para que essa lei possa ser aprovada já este ano para que a gente já possa entrar o ano que vem trabalhando com força nessa questão das parcerias público-privadas para acelerar a realização de obras e ações em todo o Estado”, afirmou Ratinho Junior.

Outros projetos

No encontro, Ratinho Junior também se comprometeu em trabalhar para que seja aprovado, ainda este ano, o novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias e a convalidação de incentivos fiscais, que precisam de aprovação dos deputados estaduais.

Harmonia

A governadora Cida reforçou que a equipe do governo está à disposição para auxiliar no processo. “A transição será feita com harmonia, responsabilidade, ética e transparência”, disse Cida, que também ressaltou a edição de decreto que estabelece as normas de transição. O documento considera a importância da continuidade dos serviços públicos fundamentais aos cidadãos.

Ratinho elogiou a postura da governadora, dizendo que houve uma boa conversa entre as partes para dar início ao processo de transição: “A governadora foi muito solícita, deixou o Palácio de portas abertas”.

Segundo Ratinho Jr, houve um convite da governadora para que ele participe de um encontro com deputados federais do Paraná na próxima segunda-feira para tratar de emendas da bancada ao orçamento da União em favor do Estado.