Saúde

Ratinho estica prazo para concluir vacinação: só “julho ou agosto”

Ratinho estica prazo para concluir vacinação: só “julho ou agosto”

Maringá – Os quase 4,8 milhões paranaenses que integram o grupo prioritário na fila da vacina contra a covid-19 devem receber ao menos a primeira dose do imunizante até o “final de julho e início de agosto”. A nova estimativa foi feita pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), nessa segunda-feira (10), em entrevista à RPC de Maringá.

Até então, mesmo com o aumento do número de pessoas na fila das prioridades (que passou de 4 milhões para 4,8 milhões), o governo estadual mantinha a previsão de imunização de todo o grupo prioritário (ao menos com a primeira das duas doses) até o fim deste mês de maio.

“A ideia é que, até final de julho, início de agosto, 4,8 milhões paranaenses estejam vacinados. Pelo menos com a primeira dose. Se a gente conseguir chegar a esse número, é uma vitória muito boa. Porque é o grupo de maior risco, que tem mais chance de ir para uma UTI”, disse Ratinho Junior.

Segundo ele, a meta é vacinar o restante dos paranaenses – todas as pessoas com mais de 18 anos de idade (8.736.014 pessoas) – até dezembro de 2021. “Acredito que, no segundo semestre, o Brasil vai passar a receber um volume maior de vacinas”, comentou ele, ao lembrar que, atualmente, o Paraná recebe, em média, cerca de 300 mil doses do Ministério da Saúde semanalmente.

Ao fim da tarde dessa segunda, do total de 4.790.988 pessoas que estão no grupo prioritário, quase 2 milhões (1.935.399 pessoas) já receberam a primeira dose e pouco mais de 1 milhão (1.056.140 pessoas) tomaram a segunda dose. Os números são do “vacinômetro” do governo estadual.