Política

Ratinho: Agronegócio é o Brasil que deu certo

Guarapuava – O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), pré-candidato ao governo do Paraná, tem ampliado o diálogo com representantes do agronegócio. "O agronegócio do Paraná é o Brasil que deu certo. Só em 2017, as 220 cooperativas do Estado faturaram R$ 70,6 bilhões e contribuíram, de forma significativa, com o saldo positivo da balança comercial do País". Ratinho Júnior defende novos mecanismos de incentivo à produção e a melhora de infraestrutura para viabilizar a expansão do setor.

Em encontro com produtores e líderes do agronegócio na região de Guarapuava, Ratinho Júnior falou da importância de valorizar o que ele considera ser a vocação do nosso estado. “O Paraná é o celeiro do agronegócio do mundo. O que precisamos fazer é potencializar a nossa produção com tecnologia, ajudando os produtores a industrializar seus produtos. Isso gera mais riqueza para o homem do campo, empregos e alimentos para nossa população”, destacou.

Entre os vários pontos que tem discutido com os produtores e que deverão ser apresentados ainda em 2018, Ratinho Junior defende uma política apoiada em três eixos: infraestrutura, estímulo à produção e política de gestão. "Nos encontros com os produtores, está claro que eles querem melhorias na logística de cada região, ou seja, com obras rodoviárias, interligação ferroviária e modernização dos nossos portos de Paranaguá e Antonina e também dos terminais de carga nos aeroportos. O Paraná precisa avançar em infraestrutura e criar novas condições para incentivar e melhorar a produção do agronegócio”.

"É preciso estabelecer políticas públicas para as cadeias produtivas, incentivar a produção energia limpa, diminuir os impostos sobre os equipamentos, otimizar o programa estadual de subvenção do seguro agrícola, além da restituição de crédito de ICMS aos produtores, entre outros pontos", completa Ratinho Junior.