Esportes

Ranking da Fifa rebaixa Brasil e põe Islândia em sua melhor posição

A Islândia voltou a surpreender os fãs de futebol nesta quinta-feira, ao aparecer em 22º lugar no ranking da Fifa, sua melhor colocação até hoje. A grande surpresa da Eurocopa subiu 12 posições após chegar às quartas de final eliminando a Inglaterra nas oitavas. Esta é a melhor colocação dos islandeses desde que a listagem foi criada, em 1993.

Campeão da Eurocopa, Portugal subiu duas posições, agora em sexto. A liderança continua com a Argentina, enquanto o Brasil caiu para 9º lugar.

ISLÂNDIA ENCANTA NA EURO

Além de surpreenderem dentro de campo, os islandeses foram a sensação da Euro também por conta da torcida. Eles fizeram a festa na França e marcaram a competição com o ritual das palmas após cada jogo. A celebração acabou sendo repetida por outras seleções, e a boa atuação fez a Islândia subir para 22º.

TÍTULO INÉDITO DE PORTUGAL

Liderados por Cristiano Ronaldo, os portugueses ganharam o seu primeiro título da Eurocopa em cima da França, dona da casa. A conquista fez o time subir para a sexta posição no ranking da Fifa. A colocação mais alta de Portugal na lista foi em 2001, quando ficou em quarto lugar.

VICE DA COPA AMÉRICA MANTÉM ARGENTINOS NA PONTA

 Por mais frustrante que tenha sido para a Argentina perder a final para o Chile, o vice-campeonato da Copa América Centenário manteve os hermanos na liderança do ranking. A derrota acabou desencadeando uma crise na Associação de Futebol Argentino (AFA), marcada pela decisão de Messi de não atuar mais pela seleção.

BRASIL CAI DUAS POSIÇÕES

 O fraco desempenho brasileiro na Copa América Centenário teve reflexo no ranking da Fifa. Os brasileiros apareceram na nona posição na lista divulgada hoje. Esta é a terceira pior colocação do Brasil. Em 2012 os brasileiros chegaram a estar em 18º, e ficaram em décimo em 2013.

BALE LEVA PAÍS DE GALES A MELHOR POSIÇÃO NA HISTÓRIA

Semifinalista da Erocopa, o País de Gales subiu 15 posições no ranking, e agora está em 11º lugar. Esta é a melhor posição deles desde 1993. A eliminação aconteceu diante de Portugal, após uma campanha que teve um primeiro lugar na primeira fase em um grupo com a Inglaterra, e uma expressiva vitória sobre a Bélgica nas quartas.

OS 25 PRIMEIROS COLOCADOS

1. Argentina

2. Bélgica

3. Colômbia

4. Alemanha

5. Chile

6. Portugal

7. França

8. Espanha

9. Brasil

10. Itália

11. País de Gales

12. Uruguai

13. Inglaterra

14. México

15. Croácia

16. Polônia

17. Equador

18. Suíça

19. Turquia e Hungria

21. Áustria

22. Islândia

23. Eslováquia

24. Romênia

25. EUA