Cotidiano

Rajoy apela a parlamentares para evitar terceira eleição

SPAIN-POLITICS_MADRI ? Defendendo a urgência de se ter um governo e evitar assim novas eleições, o presidente do governo espanhol Mariano Rajoy pediu nesta terça-feira a confiança dos deputados para continuar liderando o Executivo, sabendo de antemão que não deverá receber os votos necessários.

Depois de discursar nesta terça-feira, Rajoy se submeterá na quarta-feira à votação propriamente dita, antes do debate com as demais forças políticas.

Se confirmada sua derrota, persistindo o bloqueio político, os espanhóis terão de voltar às urnas em 25 de dezembro, dia de Natal.

No domingo, os conservadores espanhóis asseguraram o apoio dos liberais do Cidadãos, mas sem alcançar ainda a maioria necessária para que seu líder, Rajoy, forme um novo governo e tire o país da paralisia política.

O Partido Popular (PP, direita) e o Cidadãos assinaram no domingo, após mais de uma semana de intensas negociações, um acordo que dá a Rajoy os 32 votos do pequeno partido liberal na votação de candidatura que ocorrerá na quarta-feira no Congresso espanhol.

De toda forma, o líder conservador continua sem contar com o apoio necessário para ter sucesso e acabar com o bloqueio político de mais de oito meses na Espanha após duas eleições legislativas, em dezembro de 2015 e em junho passado.

Rajoy, no poder desde 2011, disse que irá ao debate de candidatura com o apoio de 170 deputados (137 do PP, 32 dos Ciudadanos e um de um pequeno partido canário), seis apoios a menos do que o necessário para obter o voto de confiança da Câmara Baixa (350 cadeiras) na primeira votação.

Um segundo turno ocorrerá na sexta-feira, quando precisará somar mais ?sim? do que ?não? para sua candidatura, mas, previsivelmente, fracassará se os socialistas do PSOE não se abstiverem .

O partido socialista, com 85 deputados, tem se mantido firme no ?não? a Rajoy. A economia espanhola registrou no segundo trimestre um crescimento anual de 3,2%, um dos ritmos mais elevados da União Europeia (UE), mas mantém um alto nível de desemprego, de 20%, o pior da região, ficando atrás apenas da Grécia.