Cotidiano

Raízes na calçada revoltam a população e geram reclamação

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a responsabilidade da retirada das raízes é do morador

Cascavel – Há cerca de um mês o aposentado Cenito Nesello teve seu pedido atendido pela Secretaria de Meio Ambiente. Três árvores que estavam com a vida útil condenada foram cortadas na Rua Pernambuco, região central, mas o aposentado aguarda agora pela retirada dos tocos que ficaram nas calçadas.

“Fizemos a solicitação há mais de dois anos e no mês passado a Secretaria de Meio Ambiente enviou equipes para fazer a retirada. Sou cadeirante e não estava mais conseguindo trafegar com minha cadeira de rodas. Agora esperamos pela retirada da raiz para refazer a calçada, mas a equipe não veio terminar o serviço”, afirma.

Na região sul, no Bairro Guarujá, os moradores aguardam por mais de um ano pela retirada dos tocos. Na Rua dos Jasmins duas árvores também esperam os últimos reparos das equipes de Meio Ambiente.

“Estamos aguardando há muito tempo a retirada das raízes. Enquanto isso as calçadas ficam sem condições de uso, todas danificadas. Eles voltaram e plantaram outra árvore e não tiraram o restante da que foi removida, o que dificulta o conserto da estrutura”, critica a zeladora Salete Andrade.

Cabe ao morador

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Carlos Marcon, a responsabilidade da retirada das raízes é do solicitante.

“A retirada total das raízes ou rebaixamento do toco abaixo do nível da calçada cabe ao morador, bem como a reconstrução do passeio público no prazo máximo de 30 dias após a retirada da planta, conforme a Lei 3.3350 de dezembro de 2001”, disse.

Mas Marcon ressaltou que a Secretaria de Meio Ambiente conta com uma bobcat e uma destopadeira que rebaixa o toco dez centímetros do nível do solo, porém enfrenta problemas com o equipamento.

“Máquinas que retiram todas as raízes são retroescavadeira, usa-se pouco, pois a máquina pode destruir toda a tubulação de esgoto ou da rede de água que fica sob a calçada. O Bobcat está funcionando, por se tratar de serviço de difícil realização temos problemas semanais nos maquinários”, acrescenta o secretário.

Plantio e corte

De janeiro a julho deste ano, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foram cortadas 410 árvores em todo o município. E até o dia 30 de julho haviam sido plantadas 1.312 mudas em loteamentos e doadas para pessoas que as buscam na Secretaria.

(Com informações de Eliane Alexandrino)