Cotidiano

Raios matam 65 pessoas em 4 dias em Bangladesh

2016 909453747-201605141947488735_AP.jpg_20160514.jpgDACA ? Ao menos 65 pessoas morreram em Bangladesh nos últimos quatro dias na queda de raios durante as fortes tempestades tropicais no país, num balanço sem precedentes.

A maior parte das mortes ocorreu nas áreas rurais do Norte e do Centro do país, atingindo principalmente agricultores e trabalhadores da construção civil, de acordo com Reaz Ahmed, diretor-geral do Departamento de Administração de Desastres.

O ataque mais letal foi na quinta-feira, quando 34 pessoas foram atingidas. No dia seguinte, 21 morreram, com mais sete no sábado e três no domingo.

? Jamais havíamos registrado um número tão alto de mortes pela queda de raios ? afirmou Ahmed à AFP.

A queda de raio é um fenômeno frequente em Bangladesh nas tempestades prévias à temporada de monção, que vai de junho a setembro. De acordo com as autoridades, desde 2011 o fenômeno provocou quase 200 mortes por ano em média.

O aumento do número de vítimas é explicado, segundo o meteorologista Shah Alam, pelo desmatamento, especialmente pela derrubada das maiores árvores, como as palmeiras, que têm um efeito para-raios. Também é atribuído ao aumento do uso de peças de lavoura metálicas e de telefones celulares.

As autoridades anunciaram o lançamento de uma campanha para informar a população, com recomendações para que as pessoas não trabalhem durante as tempestades e evitar o uso de dispositivos eletrônicos.