Cotidiano

Raio-X da educação revela um quadro preocupante em Cascavel

Cascavel – Falta de professores, escolas com problemas estruturais, estoque de merenda insuficiente e frota de ônibus do transporte escolar sem manutenção. Este quadro, que não é novo, foi constatado pelo grupo de trabalho da Secretaria de Educação de Cascavel, que abriu ontem a “Escola de Governo” implantada pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

O estudo vai servir de orientação para as primeiras ações do governo municipal. De acordo com o relatório, das 61 escolas municipais, 30 necessitam de reformas, sendo 15 emergenciais e oito são consideradas críticas.

O levantamento aponta ainda a falta de 189 professores e de 105 zeladores para o ano letivo, que se inicia em 6 de fevereiro. O estoque de uniforme escolar está zerado e o do merenda escolar é suficiente apenas para as duas primeiras semanas de aulas.

O diagnóstico sobre a situação da rede municipal foi detalhado no auditório da prefeitura pela secretária de Educação, Márcia Baldini, na abertura da “Escola de Governo” ontem. Paranhos classificou como “preocupante” o quadro apresentado.  

“São números que nos assustam, mas a intenção desta Escola de Governo é justamente esta: que todos tenham a real noção da realidade e o conhecimento dos números e das demandas”, disse o prefeito na abertura. “É um cenário muito complicado que vimos hoje aqui, pois estamos com nossa rede de ensino totalmente deteriorada. Muitos casos já estão na mão do Ministério Público, mas ao invés de chorar vamos agir, definindo as prioridades”.

Na quinta-feira, o prefeito vai anunciar as primeiras ações concretas para atacar os problemas apontados na Secretaria de Educação.

“Vamos fazer uma força-tarefa com a liberação de recursos para as reformas das escolas e isso vai exigir o esforço de todas as secretarias de governo”, afirmou.

A expectativa é remanejar cerca de R$ 10 milhões para as obras emergenciais. A rede municipal conta com 61 escolas e 52 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), onde estudam 28.092 alunos. Na quinta-feira, será a vez da Secretaria de Saúde apresentar o diagnóstico do setor.