Esportes

Rafaela Silva lembra início no judô e comunidade onde nasceu

Rafaela Silva, nova campeã olímpica do judô, na categoria até 57kg, é carioca da Cidade de Deus, comunidade carente da região de Jacarépaguá, Zona Oeste do Rio de Jabeiro. Ela se lembrou das origens ao comentar sobre o título, minutos depois de deixar o tatame:

– Para uma criança numa comunidade sem objetivo na vida, porque não tem nada na comunidade… uma criança que começou a fazer judô de brincadeira, aos 5 anos, hoje é campeã mundial – disse a judoca, de 24 anos.

LEIA TAMBÉM: Rafaela Silva recebe apoio dos torcedores nas redes sociais

A medalha de Rafaela é a primeira conquistada pelo judô brasileiro nas Olimpíadas do Rio, que começou mal na competição. Mais cedo nesta segunda, no masculino, na categoria até 73kg, o brasileiro Alex Pombo não passou da estreia após sofrer um yuko — pontuação mínima do judô — a cinco segundos do fim do combate contra o chinês Saiyinjirigala. Como foi derrotado na primeira luta, Pombo não terá chance de disputar o bronze.

A luta foi marcada por polêmica, já que o golpe decisivo foi feito em dois tempos, o que não é permitido pela arbitragem.

— Ele entrou com o golpe, eu defendi. Depois, ele se tacou no chão e continuou. Entendi que foi em dois tempos, mas a arbitragem teve outra interpretação. De qualquer forma, o erro foi meu. Não poderia ter deixado essa dúvida para a arbitragem. Eu estava melhor na luta — disse Alex Pombo.

No sábado, Sarah Menezes — ouro em Londres-2012 — foi derrotada na categoria até 48 Kg, assim como Felipe Kitadai, bronze há quatro anos, perdeu na categoria até 60 Kg. No domingo, foi a vez de Érika Silva tentar subir ao pódio, sem sucesso. Ela perdeu a disputa pelo bronze na categoria até 52 kg.

Com o resultado, a carioca se redime de seu desempenho em Londres-2012, sua estreia em Olimpíadas, quando foi desclassificada por causa de uma catada de perna ilegal ainda nas oitavas de final. Aos 24 anos, Rafaela é medalha de ouro no Mundial de 2012, prata no Mundial de 2011 e bronze no World Masters de 2012.

VEJA TAMBÉM:

SEGREDOS OLÍMPICOS: O judô na série em vídeo

INFOGRÁFICO ESPECIAL: Teste mostra que força do judoca na pegada está relacionada com a categoria

Judoca saudita teria faltado para não enfrentar atleta israelense

O desafio dos brasileiros na briga por medalha no judô