Esportes

Rafaela Silva, feliz na favela em que nasceu

Rafaela Silva levou a ferro e fogo o ditado popular ?o bom filho à casa torna?. Ontem, a judoca desfilou em carro de bombeiro com sua medalha de ouro pela Cidade de Deus, comunidade onde foi criada, a oito quilômetros do Parque Olímpico, sem excluir ninguém. Rafaela Silva – judô – 09/08

A homenagem contou com a presença de muitas crianças, moradores de diversas partes da comunidade, imprensa de todos os cantos do mundo, e até os traficantes foram para as vielas bisbilhotar a campeã olímpica e sua medalha dourada. Pela manhã, antes do evento, um tiroteio foi ouvido na comunidade e assustou os moradores ? assim como no dia em que ela foi ouro.

? É muito bom retornar e servir de exemplo para as crianças ? disse.

Diferentes talentos comunitários se encontraram na homenagem. Entre eles, o Doca ? da dupla Cidinho e Doca, famosa pelo ?Rap da Felicidade?, que diz ?Eu só quero é ser feliz? ? que aproveitou a festa para lembrar que há muitos ouros na comunidade que precisam ser lapidados e ainda desabafou.

? Fiquei feliz por terem escolhido a minha música na abertura, mas tinha que ser eu cantando ali ? disse Doca, que foi interpretado por Ludmilla.

Logo na chegada, pouco antes de subir no carro, Rafaela discursou para um grupo de jovens praticantes de jiu-jítsu treinados na comunidade. Lá, encontrou Gabi Pessanha, de 16 anos, campeã mundial em julho nos EUA, que agora sonha em ser judoca. Depois, partiu para um circuito de 10km cheios de idas e vindas pelo interior da favela, sem excluir locais que dominados pelo tráfico ? o que rendeu sustos para parte da imprensa. Um desfile que despertou sonhos e esperança.

Todas as medalhas do Brasil no Rio-2016