Educação

Rafaela Bramatti é a nova coordenadora do curso de Enfermagem

A principal mudança proposta pela nova coordenadora será na matriz curricular

Os alunos de Enfermagem começaram o ano letivo de 2018 com uma nova coordenadora à frente do curso: Rafaela Bramatti assumiu a função com uma série de planos para manter a tradição do curso de preparar profissionais de qualidade, além de implantar algumas mudanças para aperfeiçoar a formação dos acadêmicos.

Rafaela possui graduação em Enfermagem com Bacharelado e Licenciatura pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), é especialista em UTI-Neonatal pela Faculdade Pequeno Príncipe de Curitiba (2008), mestre em Enfermagem pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) (2011), e doutoranda do Programa de Pós-graduação da UEM (Universidade Estadual de MaringÁ). Foi docente do curso de Enfermagem da FAG entre os anos de 2008 e 2015 e, agora retorna à instituição para conduzir em sintonia o corpo docente e os acadêmicos.

A principal mudança proposta será na matriz curricular. "Hoje, o aluno do curso entra em estágio curricular apenas no 7º período. A ideia agora é que ele entre já no 3º período para estagiar no Hospital São Lucas e também nas unidades de saúde do município. É importante para conhecer mais a fundo a profissão, para entrar em contato com o paciente, com a população em geral", explica. Cada período também vai ter projetos de extensão e, em maio, haverá a Semana da Enfermagem, que será finalizada com atendimento à comunidade do Bairro Cascavel Velho.

A nova coordenadora afirma que está feliz com a acolhida de alunos, professores, demais coordenadores e direção e pretende fazer da função uma oportunidade de defender a profissão. "Para fazer enfermagem é preciso gostar da profissão. É um trabalho extremamente gratificante. Sem Enfermagem não existe hospital, clínica, posto de saúde. Nosso trabalho é muito importante. Sem Enfermagem não se faz saúde", finaliza.