Esportes

Rafael Silva vence na respescagem e vai disputar o bronze

O brasileiro Rafael Silva terá a chance de repetir o desempenho em Londres-2012 e conquistar nova medalha de bronze nesta sexta-feira na categoria mais de 100kg. Baby venceu na repescagem o holandês Roy Meyer. Um shido (punição) contra o europeu decidiu a luta.

Baby caiu nas quartas de final para o maior mito da história do judô, o francês Teddy Riner, invicto há seis anos, atual campeão olímpico e detentor de oito títulos mundiais. Foi o oitavo confronto entre os judocas e todas terminaram da mesma forma.

O brasileiro iniciou sua campanha na categoria acima de 100kg do judô olímpico com duas vitórias por ippon. Na manhã desta sexta-feira, o brasileiro venceu, na primeira luta, Ramón Pileta, de Honduras, e depois passou pelo russo Renat Saidov nas oitavas de final.

JUDÔ EM 12 DE AGOSTO

No feminino, categoria mais de 78kg, a brasileira Maria Suelen Altheman foi derrotada nas oitavas pela sul-coreana Minjeong Kim e deu adeus à competição na manhã desta sexta-feira.

COMO FOI A VÉSPERA

Na quinta-feira, a judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou a medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78 kg) ao derrotar a cubana Yanlennis Castillo na Arena Carioca 2, na Barra. Ela igualou seu resultado de Londres-2012, quando também conquistou a terceira colocação na categoria. Com a vitória de Mayra, o judô brasileiro chega a sua 21ª medalha olímpica. Nesta edição dos Jogos, é a terceira do país, após o ouro de Rafaela Silva, também no judô, e a prata de Felipe Wu, no tiro. Após a vitória, ela disse:

– Foi mágico, foi maravilhoso. Já tinha conquistado uma medalha de bronze em Londres. Mas aqui com a torcida foi uma experiência única, sem chances. Medalha olímpica não tem cor. Medalha olímpica é medalha olímpica. – comemorou.

Judô: Mayra Aguiar conquista o bronze

Minutos antes de entrar na disputa pela medalha de bronze, Mayra foi eliminada na semifinal ao perder para a francesa Audrey Tcheumeo, número 2 do ranking mundial. A europeia era freguesa da brasileira. Nas últimas cinco vezes que se enfrentaram, Mayra venceu quatro. Mas desta vez, não deu. Quando foi campeã mundial, em Chelyanbinsk-2014 (na Rússia), Mayra venceu Tcheumeo na final. A última vez que se encontram foi em outubro de 2015, na semifinal do Grand Prix de Abu Dhabi. A única vitória da francesa sobre Mayra havia sido no primeiro encontro das duas, numa semifinal do Grand Slam de Paris, em 2011.

A trajetória de Mayra Aguiar no judô começou cedo. Ainda criança, com seis anos, seu pais resolveram que ela deveria fazer alguma atividade física e acabaram matriculando a menina em aulas do esporte. Desde então, mesmo praticando também outras modalidades, o judô acabou conquistando o coração da pequena gaúcha de Porto Alegre.

INFOGRÁFICO: O PULO DO GATO DE CADA MEDALHISTA BRASILEIRO

META NÃO ALCANÇADA

brasil-japao.jpg

tiago camilo 1 10.08

A meta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos do Rio não pode mais ser alcançada. O objetivo era superar o desempenho em relação a relação a Londres-2012 quantitativa ou qualitativamente.

No megaevento londrino, o Brasil conquistou um ouro com Sarah Menezes e três bronzes com Rafael Silva, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai. Até este momento, nos Jogos do Rio, o Brasil obteve o ouro de Rafaela Silva e o bronze de Mayra Aguiar. Mas não conseguirá superar a meta, pois Rafael Silva que é o último judoca brasileiro a lutar neste torneio olímpico só pode, no máximo, alcançar o bronze.

O judô é um dos carros chefe do Time Brasil para chegar ao Top 10 no quadro total de medalhas. Foi considerada pela entidade como esporte “vital” e recebeu grande investimento durante todo o ciclo olímpico. E isto se justifica pelo fato de o esporte ser o único do país a subir no pódio em todos os megaeventos desde Los Angeles-1984. Nenhuma outra modalidade possui essa regularidade no Brasil.

Para aliviar a pressão sobre os judocas, a CBJ não quis estipular um número de pódios nessa competição, conforme costuma fazer em outros torneios. A alta diretoria da entidade afirmava apenas que queria superar Londres-2012.

? Todo mundo esperava mais do judô brasileiro até agora. E isso é justo, por todo o talento que nós temos. A gente poderia ter escrito uma história diferente nesses dias que se passaram ? lamentou Tiago Camilo, medalhista de prata (Sydney-2000) e bronze (Pequim-2008), que fez sua despedida dos Jogos no Rio sem medalha. ? Pretendo lutar apenas mais um ano pela seleção para ir ao Mundial do ano que vem.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

VEJA TAMBÉM:

‘Todo mundo esperava mais do judô brasileiro’, diz Tiago Camilo

Favela corre na veia de Rafaela Silva, da Cidade de Deus