Cotidiano

Radares mais modernos e em dobro no trânsito de Cascavel

A expectativa é que a nova licitação seja lançada até o final de setembro e tenha duração de cinco anos

Radares mais modernos e em dobro no trânsito de Cascavel

Os projetos do Poder Executivo de Cascavel para transformar o município em uma das chamadas Smart Cities, Cidades Inteligentes, está avançando cada vez mais. Um dos próximos passos é modernizar ainda mais o trânsito da cidade com um novo sistema inteligente de monitoramento de trânsito e mais radares para garantir a segurança viária.

O atual contrato de locação de equipamentos de radares termina em dezembro de 2021 e a Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), informou que o contrato não será prorrogado e o novo processo de licitação está em processo de conclusão.

De acordo com presidente da Transitar, Simoni Soares, na nova licitação não há previsão apenas para contratação de um serviço de fiscalização eletrônica e, sim, a contratação de um sistema de segurança viária completo, a chamada muralha digital, que já está em funcionamento em outras cidades do Brasil e é um projeto que trabalha com sistemas integrados.

A Transitar informou que a muralha eletrônica forma uma espécie de cerco digital de segurança ao redor da cidade, com faixas de radares e câmeras monitoradas 24 horas de um CCO (Centro de Controle Operacional). Além disso, esse sistema poderá ser integrado aos sistemas de todo o Estado.

De acordo com Simoni, o objetivo é trazer maior segurança e contar com equipamentos que auxilie, de fato, fluidez do transito. Segundo ela, com esse novo sistema, caso algum veículo com indicativo de ilícito passe por alguma câmara ou faixa de radar, os servidores que atuarão no CCO serão notificados e irão acionar os órgãos de segurança. “É um processo inovador em relação ao que temos hoje. Além do controle de excesso de velocidade vamos poder verificar se o veículo está com indícios de ilícito pela consulta da placa em tempo real. Isso amplia o aspecto de segurança dentro da cidade. Já é uma realidade em outras cidades e são municípios que tem redução drástica nos números de criminalidade”, afirma.

A expectativa é que a nova licitação seja lançada até o final de setembro e tenha duração de cinco anos.

Modelo atual

Hoje, Cascavel conta com um sistema de fiscalização eletrônica com 27 equipamentos de monitoramento de velocidade fixos (radar) e 66 faixas de radares. A expectativa é de que esse número seja duplicado no novo edital, com no mínimo 120 faixas de radares e lombadas eletrônicas.

Simoni explica que esse aumento de equipamentos é decorrente de uma demanda reprimida na cidade, com locais nos quais a população solicita a instalação de radares, mas o município não tem os equipamentos.

No atual sistema de fiscalização, no acumulado de janeiro até julho de 2021, a Transitar arrecadou R$ 4.1713.327,55 em multas.