Cotidiano

Rachel Owen, ex-mulher de Thom Yorke, morre aos 48 anos

RIO ? Rachel Owen, ex-companheira de Thom Yorke, morreu no último domingo, aos 48 anos, de câncer. Artista plástica e professora de italiano em Oxford, ela teve uma relacionamento de 23 anos com o líder do Radiohead. Eles se separaram em agosto de 2015. Eles tiveram dois filhos, Noah, de 15 anos, e Agnes, de 12. A morte foi anunciada no site da faculdade Pembroke, parte da Universidade de Oxford.

?Rachel e eu nos separamos?, disse Yorke em um comunicado, na época. ?Após 23 anos muito felizes e criativos, por vários motivos seguimos por caminhos separados. É (uma separação) totalmente amigável e já falávamos sobre isso há algum tempo.?

Para muitos fãs do Radiohead, o álbum mais recente da banda, ?Moon shaped pool?, reflete essa separação. Eles destacam especialmente a canção ?True love waits?, com o refrão ?Just don’t leave / Don’t leave?. A música aparecia em apresentações ao vivo da banda desde a década de 1990, mas só foi gravada em estúdio no álbum de 2016.

Owen estudou italiano e artes plásticas na Universidade de Exeter, com pós-gradução sobre as ilustrações dos primeiros manuscritos da ?Divina Comédia?, de Dante. Depois, passou a ensinar italiano e trabalhar com fotografia e gravuras.