Agronegócio

R$ 3,5 milhões para projetos de infraestrutura

O Estado vai investir até R$ 3,5 milhões para contratar estudos e projetos que visam preparar o Paraná para modernizar a infraestrutura de três modais viários: ferrovias, hidrovias e aeroportos. Quatro chamamentos públicos foram publicados e convidam empresas interessadas em participar desses processos.

“Este é mais um processo que fortalece o planejamento multimodal do setor público”, diz Rejane Karam, chefe da Coordenação de Gestão de Planos e Programas da Secretaria de Infraestrutura e Logística.

O investimento faz parte do contrato de empréstimo assinado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.

Projetos

As empresas deverão elaborar planos diretores para aeródromos regionais; estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concessão de terminais públicos aquaviários de passageiros e a operação das linhas de transporte aquaviário público de passageiros do litoral norte do Estado; executar projetos de tratamento de pontos críticos na malha ferroviária da Ferroeste; e elaborar projeto de adequação do Terminal Ferroviário de Cargas de Cascavel.

Qualificadas

As empresas consultoras deverão comprovar que estão qualificadas para execução dos serviços, com apresentação de trabalhos similares desenvolvidos anteriormente e concluídos com sucesso, conforme os requisitos que constam nos editais.

Prazo

O processo de escolha será feito de acordo com a Seleção Baseada na Qualidade e Custo. O prazo final de entrega para as empresas interessadas em participar dos estudos do modal ferroviário é dia 2 de abril.

Já os interessados em participar dos estudos para os modais aquaviário e aeroviário podem entregar propostas até o dia 13 de abril.

Modal ferroviário

Está prevista a elaboração de um projeto para tornar o atual Terminal Ferroviário de Cargas de Cascavel no primeiro Centro Logístico público do Paraná, que envolve projeto de reestruturação viária e iluminação, melhorias nas moegas existentes e implantação de novos silos. O outro projeto visa eliminar pontos críticos da atual malha ferroviária da Ferroeste, para melhorar a eficiência operacional do transporte ferroviário de cargas.