Cotidiano

Questão do Enem exigiu conhecimento sobre spray de pimenta

questão.jpgRIO ? Uma das questões da prova de Ciências da Natureza do Enem 2016, realizado neste sábado, exigiu dos candidatos conhecimentos sobre o spray de pimenta, cujo uso durante manifestações tem sido polêmico nos últimos anos. O enunciado explica do que é feito o spray de pimenta ? oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente, que pode ser um álcool como etanol ou isopropanol ? e descreve que entre os efeitos dele estão a sensação de dor e ardor nos olhos e nariz e uma cegueira momentânea. Em seguida, o enunciado pede que o candidato explique por que não se deve lavar o rosto com água depois de ser atingido pelo spray.

A opção A diz que a reação entre o etanol e a água libera calor, o que intensifica o ardor. Já a opção B, afirma que a solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção; a alternativa C diz que a permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo; a opção D diz que a solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas. Por fim, a alternativa D afirma que a ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.

Segundo professores, a resposta correta é a B, porque a capsaicina quase não se dilui em água. Quando alguém é atingido por spray de pimenta, a recomendação é que pisque vigorosamente os olhos a fim de incentivar a lacrimejação e o choro. É isso o que ajuda a diminuir a irritação nos olhos.

Acompanhe aqui a correção das provas.