Cotidiano

?Querem manter o poder e não a pátria?, diz ex-ministro

Esse foi o alerta que fez ex-ministro Alysson Paolinelli em encontro com agrônomos

Foz do Iguaçu – O ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores do Milho, Alysson Paolinelli, fez palestra na quinta-feira (6) no Congresso Brasileiro de Agronomia, no Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu. Alysson traçou paralelo sobre a força do Brasil como produtor de alimentos e da crise econômica que vivemos.

“Querem manter o poder e não a pátria”, disse.

Em entrevista concedida antes da palestra, Alysson reconheceu o importante papel do engenheiro agrônomo, que conseguiu viabilizar a inovação que o País conseguiu viabilizar na agronomia nos últimos 40 anos.

“Sem dúvida, um efeito de esforço de inteligência, busca de conhecimento, reorganização do sistema de pesquisa, das universidades e o aprendizado de trabalhar nos trópicos onde habitamos, que é bem diferente das regiões que abasteciam o mundo em alimento”, disse Paolinelli.

Segundo o ex-ministro, conseguimos criar aqui no Brasil em 40 anos o que foi criado em 4 mil anos em outras regiões. Apesar da agricultura o setor agrícola depende de conhecimento, tecnologia e inovação, mas tem outras dependências, como o governo federal.

As políticas públicas são fundamentais e os concorrentes levam vantagens, acredita. No entanto, eles não levam vantagem dentro da fazenda.

“Nos Estados Unidos, há apenas 12 dias de janela para poder plantar. Se não planta nesse período ou será atingido pela seca ou pela neve. Nós aqui temos 12 meses, já fazemos a segunda safra com muita competência e vamos partir para a terceira, que é a safra irrigada, que ainda estamos engatinhando”, comentou.