Cotidiano

?Quem espera amadorismo vai se decepcionar? diz Garotinho sobre Crivella à BBC Brasil

Garotinho.jpgEm entrevista à BBC, Anthony Garotinho (PR) disse que Marcelo Crivella é um gestor de grandes obras e deve fazer um bom trabalho à frente da Prefeitura do Rio, a partir de janeiro do ano que vem. Apesar de Crivella negar, durante toda a campanha, uma possível participação do ex-governador em seu mandato, Garotinho afirma que foi conselheiro do futuro prefeito durante o período eleitoral, e ironiza o uso de seu nome, pelo candidato derrotado Marcelo Freixo (PSOL), nos debates: ?saí do governo há 14 anos e fui o nome mais citado das eleições 2016.”

“Eu não subestimaria o governo do Crivella. Quem subestimou as atitudes do bispo Macedo se deu mal”, alertou Garotinho na entrevista.

O ex-governador ressaltou o profissionalismo de Crivella à frente da Igreja Universal, e disse que o bispo licenciado agiu com a mesma eficácia em outras funções, como a de missionário e a de engenheiro.

?O bispo botou sua igreja em mais de 100 países. Tem mais seguidores fora do Brasil do que dentro. Vendia bilhetes (de loteria) e hoje tem a segunda maior rede de televisão do país. Tem 100 emissoras de rádio. Disse que ia construir uma réplica do Templo de Salomão e agora vai fazer mais três. Na prefeitura, não deve ser diferente.?

Garotinho disse que deu uma ?aula de PMDB? à Crivella antes do início da campanha. E lembrou a conclusão uma conversa tida com Leonel Brizola, há alguns anos, em Petrópolis: “O PMDB é como uma prostituta. Dorme com tudo mundo, faz amor com todo mundo, mas não se apaixona por ninguém”.

O ex-governador acredita que a Universal passou por um processo de refinamento, e que hoje chega à classe média, empresariado e formadores de opinião. Para ele, houve um investimento no liberalismo econômico e no pragmatismo por parte da Igreja para atingir esses novos públicos.

“A Universal de hoje não é mais aquela que chuta santa na TV”, disse.

Garotinho é membro da Igreja Presbiteriana, e disse que ?não faz sentido? que Marcos Feliciano e Jair Bolsonaro façam parte da bancada evangélica da Câmara. ?Quem torturou Cristo foi o poder da época. Então ele não poderia jamais aceitar o apoio de Bolsonaro?.

O ex-governador criticou a postura do atual prefieto, Eduardo Paes, ao escolher Pedro Paulo para tentar a sucessão nas eleições deste ano.

“Paes perdeu pela soberba. Tem um versículo bíblico que diz que a soberba precede a queda. Tanto é assim que ele escolheu um candidato inviável. O povo perdoa um mau gestor, mas não perdoa quem bate em mulher”, disse, se referindo à denúncia de agressão feita pela ex-mulher de Pedro Paulo, que foi arquivada no Supremo Tribunal Federal.

Garotinho acredita que a acusação que pesou contra ele por formação de quadrilha, em 2010, foi resultado do combate de seu governo ao tráfico de drogas, que teria acarretado a prisão de líderes do Comando Vermelho (CV), como Fernandinho Beira-Mar.

?Chegou um momento em que o CV estava acabado no Rio. E quem ocupa o lugar de benfeitor do mal? Isso foi o surgimento da milícia. Por isso insinuaram que eu tinha envolvimento com milícia: nunca tive, muito pelo contrário.”

Garotinho encerrou insinuando fraude nas eleições em Campos dos Goytacazes, onde o candidato de seu partido, Dr. Chicão, perdeu o pleito à prefeitura.

?Ali tem fraude e a coisa não é pequena?, disse.