Cotidiano

Quem compra o quê?

O aposentado Ildo Schaeffer tem diariamente um compromisso. É ele quem cuida da horta do Território Cidadão no Bairro Cascavel Velho, que faz parte do projeto Agricultura Urbana, da Prefeitura de Cascavel. Com muito zelo, ele sabe de cor o que cultiva ali e que segue para o Provopar e para toda a comunidade local.

“Rabanete, salsinha, cebolinha, couve flor, repolho, beterraba, cenoura e batata doce”, especifica. Porém, para garantir a colheita, Ildo precisa tirar dinheiro do bolso para comprar as mudas. Além disso, depende exclusivamente da água da chuva para irrigar a plantação, já que no local não há abastecimento.

“Se eu não comprar as mudas, não tem plantação de nada. Sempre foi assim. Até poderia estar melhor caso a prefeitura desse uma assistência ou fornecesse as mudas, mas infelizmente faço isso sozinho”, diz o aposentado. Os vizinhos confirmam que é Ildo quem dá conta da horta e afirmam que se dependesse de algum investimento do poder público, o espaço estaria abandonado.

Pelo projeto Agricultura Urbana há 34 hortas, conforme o secretário de Ação Comunitária, José Carlos Costa, o Cocão. Segundo ele, na época de implantação da horta no Cascavel Velho foi repassado aos moradores de que a prefeitura forneceria apenas as mudas da primeira colheita. Após isso, a manutenção, inclusive a compra de novas mudas, ficaria a cargo da Associação de Moradores.

“A prefeitura se responsabiliza pelo primeiro preparo do terreno, canteiros e primeiro plantio. Além disso, dá o acompanhamento técnico e ajuda na adubação. Já a manutenção deve ser feita pela própria comunidade”, esclarece.

Nunca apareceu

Cocão diz ainda que um técnico visitou o local há 60 dias, mas Ildo rebate, e afirma que nunca recebeu este acompanhamento. “Seria até bom que viesse, pois a gente precisa aprender a como trabalhar com determinadas culturas”, pontua.

Sobre a falta de abastecimento de água na horta, Cocão relata que como o imóvel é particular e foi cedido ao projeto, a prefeitura não pode implantar este sistema. “O ideal é que sejam cultivadas hortaliças que exijam menos irrigação”.

Território V

Nesta semana, começou a ser implantada uma nova horta comunitária, desta vez no Território Cidadão V, que envolve os bairros Morumbi, Periolo e Cataratas. O terreno, com quase 3 mil metros quadrados, de propriedade do Município, receberá a horta, que terá a líder comunitária Mariclair Fermino como voluntária nos cuidados da mesma, junto com os demais moradores.