Cotidiano

Queimadas na Indonésia causaram ao menos 100 mil mortes prematuras, diz estudo

201609190327555622_AFP.jpgJACARTA- Um estudo feito pelas Universidades de Harvard e de Columbia revelou que queimadas florestais na Indonésia causaram ao menos 100 mil mortes prematuras em 2015. A pesquisa foi publicado na revista “Environmental Research Letters”. queimadas

De acordo com o relatório, além da Indonésia, que registrou 91.600 mortes, os efeitos da poluição atmosférica atingiram outros países como a Malásia (6.500 mortes) e Cingapura (2.200). Em geral, a má qualidade do ar deriva do grande número de queimadas feitas para limpar a terra para cultivo.

“Se nada mudar, essa fumaça assassina vai continuar cobrando um terrível pedágio, ano após ano”, afirmou Yuyun Indradi, do Greenpeace da Indonésia.

Para chegar à estimativa, a pesquisa analisou dados de satélite sobre os incêndios além de observar modelos de impactos causados na saúde pela exposição à fumaça. O estudo também considerou dados oriundos de estações de monitoramento da poluição.

Apesar da gravidade dos danos causados pelas queimadas, entidades afirmam que o governo local não tem tomado as devidas providências para coibir a prática, feita majoritariamente por indústrias.

A situação é tão crítica que, na semana passada, a autoridade máxima do Islã no país chegou a emitir uma fatwa (espécie de lei islâmica) afirmando que queimar florestas é pecado. A intenção é que a religião ajude a incentivar o cumprimento de leis ambientais.