Cotidiano

Queen diz para Trump parar de usar 'We are the champions'. De novo

Links TrumpRIO ? “Somos os campeões, meu amigo / e continuaremos a lutar até o final…”. Nada mais adequado do que tocar “We are the champions”, do Queen, após vencer uma árdua batalha contra um número enorme de oponentes, não? Bom, se depender do guitarrista Brian May, esse privilégio não é para qualquer um, ainda mais quando o vencedor em questão é Donald Trump.

Cerca de um mês atrás, O agora candidato oficial do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos já havia sido repreendido por tocar o single de 1977 em comícios. Na ocasião, May garantiu que a campanha não o consultou sobre o uso da música, e preferiu não se posicionar publicamente sobre o assunto, dizendo apenas que a raiva que sentia de Trump era pessoal.

Entretanto, o magnata se fez de desentendido e usou novamente “We are the champions” em um evento oficial da campanha: foi ao som da música que ele entrou na convenção do partido na última segunda-feira. Desta vez, a gravadora Sony entrou na dança e assinou junto a nota pedindo que o candidato não faça mais uso da canção:

“A Sony/ATV Music Publishing nunca recebeu nenhum pedido, seja do Sr. Trump, da campanha de Trump ou da Trump Organization, de permissão para usar ‘We are the champions’. Em nome da banda, estamos frustrados pelo uso repetido da canção de forma não-autorizada depois de eviada uma solicitação para que seu uso fosse interrompido, obviamente ignorada por Trump e sua campanha”.

“O Queen não quer ver sua música associada a qualquer debate político em qualquer país. O Queen também não quer que ‘We Are The Champions’ seja usada como forma de apoiar o Sr. Trump e o programa político do Partido Republicano. Confiamos e esperamos que o Sr. Trump e sua campanha respeitem esse desejo e sigam em frente”.

Desde que se lançou na como concorrente à presidência americana, Donald Trump vem colecionando desafetos no meio musical, sempre pelo mesmo motivo: o uso não-autorizado de canções durante eventos políticos. Adele, Michael Stipe (R.E.M.), Rolling Stones e Aerosmith estão entre os artistas que já desancaram publicamente o magnata. A batalha entre músicos e candidatos