Cotidiano

Queda nos preços do petróleo mina lucro da Exxon Mobil no 2º trimestre

HOUSTON – A Exxon Mobil reportou uma queda de 59% no lucro trimestral, conforme a prolongada queda nos preços do petróleo e uma receita em baixa no refino fazem vítimas no setor de energia em geral.

Os fracos resultados de uma das maiores produtoras de petróleo do mundo vêm em um momento em que a indústria de energia está numa encruzilhada, tentando sobreviver em uma era de preços baixos, que muitos analistas veem como o novo status quo, ao mesmo tempo em que financiam projetos de expansão caros porém cruciais para a sobrevivência a longo prazo.

O lucro da Exxon ficou abaixo das expectativas, enquanto os ganhos com a produção de petróleo e gás caíram cerca de 85% para US$ 294 milhões. Nos Estados Unidos, onde a Exxon é a maior produtora de gás natural e uma das principais produtoras de petróleo, a companhia perdeu dinheiro.

Os resultados fracos podem forçar a companhia a reconsiderar políticas de longa data de manter e expandir os dividendos trimestrais, especialmente após ConocoPhillips, Marathon Oil Corp e outras reduzirem a distribuição de recursos aos acionistas mais cedo no ano.

Nos últimos dois anos de baixos preços, a Exxon manteve seus dividendos intocáveis, ao mesmo tempo em que reduziu a recompra de ações.