Cotidiano

Queda na produção industrial causa preocupação ao governo, diz ministro

239627598.jpg

BRASÍLIA – O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Pereira, disse nesta terça-feira que recebeu com ?certa preocupação? o resultado da queda da produção industrial. Depois de cinco meses seguidos de resultado positivo, a produção da indústria brasileira recuou 3,8% em agosto em comparação com o mês anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa foi a maior queda desde janeiro de 2012, considerando essa base de comparação.

? Avaliamos com certa preocupação porque estamos trabalhando, construindo para que os números voltem a crescer. É bem verdade que a crise que recebemos o país (era) muito aguda e muito profunda, mas esse tema que estamos trabalhando no Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo, de melhoria nas exportações, penso que poderá contribuir para a melhoria do desemprego na indústria porque vai focar nas exportações de manufaturados, especialmente, na indústria de transformação ? disse Pereira, em coletiva à imprensa após reunião com representantes do fórum, no Palácio do Planalto.

Para o ministro, a indústria dará sinais de recuperação entre o fim deste ano e o início de 2017.

? Quero crer que até o fim do ano, inicio do ano que vem, os números serão melhores. Estamos trabalhando de forma bastante intensa no ministério em até 60 dias desenvolver um trabalho de desburocratização, porque ela diminui a produtividade ? afirmou.

Na reunião do Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo, que reúne sindicatos e empregadores, foram definidos os temas a serem tratados até o fim deste ano. O foco será, entre outros, a lei de leniência, a revisão da lei de licitações, e a liberação da venda de terras para estrangeiros.

POPULARIDADE TEMER

O ministro comentou a pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, em que o presidente Michel Temer tem aprovação de apenas 14% dos entrevistados e é rejeitado por 39%.

Segundo Pereira, a falta de popularidade do presidente ?faz parte do momento em que o Brasil está vivendo?:

? Recebemos o país em uma crise muito profunda, mas já deu uma melhorada e vai continuar melhorando. Estamos todos empenhados em melhorar o ambiente de negócios, o emprego e a renda.