Esportes

Queda levanta a questão da segurança no Jeps

O pai conta que não havia nenhuma ambulância, nem equipe médica de urgência no local, e que esperou por mais de 30 minutos pela chegada de socorro

Cascavel – Os pais de um estudante de Cascavel que participa da fase final dos Jeps (Jogos Escolares do Paraná) em Apucarana protocolam ontem no Ministério Público e na Secretaria Estadual de Esportes pedido de investigação por conta da falta de assistência médica e de ambulância para prestar socorro no evento esportivo.

De acordo com o pai do adolescente, no final da manhã do ultimo sábado, durante um jogo de futebol, o atleta, de 13 anos, sofreu uma queda e bateu a cabeça ao chão. O pai correu da arquibancada para atendê-lo e viu o filho convulsionar por cerca de cinco minutos.

O pai conta que não havia nenhuma ambulância, nem equipe médica de urgência no local, e que esperou por mais de 30 minutos pela chegada de socorro.

De acordo com a coordenadora-geral dos Jogos, Márcia Tomadon, a fatalidade entristeceu a todos. “Nós, como Estado, e o Município sede, solidarizamos-nos com a família. Estamos tristes com o acidente e nos colocamos à disposição dos familiares”, disse.

Segundo ela, no momento do acontecimento uma ambulância atendia a modalidade de ciclismo e outra a de luta, mas em todos os locais de competição havia enfermeiras com telefones celulares para chamar socorro direto da central, que fica em local estratégico. Esse sistema de organização é praxe e ocorre em outros eventos esportivos, inclusive do Comitê Olímpico Brasileiro.

O adolescente vítima do acidente está em fase de observação e realiza exames neurológicos em Cascavel.