Economia

Queda em NY faz Bolsa cair e dólar disparar

O ambiente de fuga do risco vindo de fora fez também com que os investidores buscassem proteção no dólar ao redor do globo

Queda em NY faz Bolsa cair e dólar disparar

São Paulo – A piora vista no mercado acionário de Nova York perto do fim do pregão, motivada por uma nova queda das ações de tecnologia, contaminou a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, que acelerou o ritmo de perdas nessa quarta e fechou com queda de 1,60%, aos 95.734,82 pontos, no menor nível desde 30 de junho.

O ambiente de fuga do risco vindo de fora fez também com que os investidores buscassem proteção no dólar ao redor do globo. Como resposta, a divisa fechou com forte valorização de 2,15% frente ao real, cotada a R$ 5,5869.

O Nasdaq encerrou com queda de 3,02%, o Dow Jones cedeu 1,92% e o S&P 500 recuou 2,37% nessa quarta. Por lá, as ações de Apple cederam 4,19%. O Federal Reserve (Fed, o BC americano) apontou a necessidade da aprovação de uma nova rodada de estímulos fiscais para aquecer a economia, parada por conta da falta consenso entre democratas e republicanos no Congresso.

Na semana, o Ibovespa cede 2,60% e no mês, recua 3,66%. No ano, as perdas são de 17,22%.

Já o dólar teve o quarto dia consecutivo de alta no Brasil, acumulando no período valorização de 6,7%, além de fechar no nível mais alto desde 26 de agosto.