Policial

Quatro presos por crime eleitoral

Das 14 prisões registradas no Estado, quatro foram em Cascavel. A última prisão do domingo foi a do ex-vereador Jeovane José Machado, conhecido como Ganso Sem Limite. Ele foi detido pela Polícia Militar pelo crime eleitoral de boca de urna pois fazia a entrega de santinhos plastificados e identificados com a assinatura dele – o que levanta suspeita de compra de votos – a eleitores que estavam na fila de votação do colégio do Jardim Guarujá. Além dos santinhos, com ele foram encontrados com cerca de R$ 950 em dinheiro.

Ganso foi levado ao Fórum para a assinatura do termo circunstanciado e liberado. O ex-vereador e a esposa dele foram condenados por compra de votos durante a campanha dele para vereador em 2012.

No início da tarde, dois homens foram presos fazendo boca de urna em Cascavel. De acordo com a PM, um homem entregava santinhos de um candidato a deputado estadual em um dos locais de votação no Bairro Cataratas. O outro caso é de uma mulher de 47 anos detida com mais de 5 mil santinhos dentro de um colégio no Bairro Cascavel Velho.

Pela manhã, uma mulher foi detida pela PM após ser flagrada usando o celular na cabine de votação no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, no Centro de Cascavel. Mesmo alertada pelos mesários, a mulher levou o aparelho e teria tirado uma selfie. Ela foi levada ao Fórum e assinou termo circunstanciado.

De acordo com a Polícia Federal, audiências dos quatro casos devem acontecer durante esta semana. Já a suspeita de compra de votos de Ganso sem Limites será investigada pela PF.

Santinhos poluem

Em pelo menos dois colégios eleitorais de Cascavel o domingo amanheceu com santinhos espalhados pela rua na região norte da cidade. O que é proibido por lei.

No Colégio Estadual Jardim Consolata e também na Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha, no Bairro Floresta, havia propaganda de dois candidatos a deputado estadual espalhados em frente e até dentro das instituições.

Espalhar material de propaganda eleitoral é crime e pode gerar multa de até R$ 8 mil e detenção de seis meses a um ano.