Cotidiano

Quatro novos professores à Apae

Nos próximos dias, a Apae de Cascavel vai receber quatro novos professores. A previsão é de que entre os meses de junho e julho outros profissionais integrem o quadro de docentes da instituição. Há dúvidas ainda quanto ao número de admissões, que variam entre oito e 12. Com isto, o déficit de professores denunciado no início do ano letivo pelos pais de alunos fica reduzido e, segundo a direção, atende as necessidades da escola.

A notícia traz alívio à mãe Mirian Oliveira. “Saber que as contratações vão acontecer é uma ótima notícia, pois nossos filhos precisam muito. Esperamos que essa situação seja resolvida o quantos antes, e que a Apae possa dar um suporte maior aos alunos com a contratação de mais profissionais”, diz.

Mirian leva todos os dias o filho Davi, de cinco anos, à escola. O pequeno foi diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e precisa deste atendimento especializado. Nos últimos meses, assim como Davi, outros colegas com síndromes diferentes tiveram de frequentar salas de aula superlotadas e com o auxílio de apenas um professor, consequência do corte de 24 professores contratados por meio de teste seletivo, em dezembro do ano passado.

Sem reposição

Apesar do encerramento dos contratos via PSS (Processo Seletivo Simplificado), o governo estadual não fez nenhuma reposição até então. Pais e mães realizaram, no mês passado, abaixo-assinado exigindo a contratação destes profissionais e a manutenção de projetos importantes às crianças e adolescentes, ameaçados de fechamento por conta do número reduzido de professores. O Ministério Público também foi acionado para que as contratações fossem autorizadas.

reportagem procurou a direção da Apae de Cascavel, que preferiu não se manifestar sobre as novas contratações.

As contratações foram anunciadas pelo deputado estadual Marcio Pacheco (PPL), depois de reunião com representantes da Seed (Secretaria Estadual da Educação), na semana passada, em Curitiba.