Cotidiano

Quatro nomes acirram a disputa em Braganey

A disputa pelo cargo mais importante do Executivo de Braganey está dividida entre quatro candidatos

Braganey – A disputa pelo cargo mais importante do Executivo de Braganey está dividida entre quatro candidatos. Matheus Casanova, que já foi vereador pelo PMDB, é um dos que estão no pleito. O carro-chefe de sua gestão será a agricultura. “Vamos adquirir uma escavadeira hidráulica para atender uma demanda existente no município”, relata. Pretende aumentar a renda dos agricultores por meio da Lei de Incentivo, que vai auxiliar principalmente os produtores de aves, peixes, leite e bicho-da-seda, uma atividade crescente no município.

Matheus Casanova é graduado em Educação Física e promete dar atenção especial ao esporte, com um projeto de contraturno no ginásio municipal. Tem como vice o candidato Jean Pier Silvestro, pela coligação PMDB / PHS / PMB / PR. O candidato Odair Guerreiro Oliveira pretende instalar um laboratório de análises clínicas, implantar o plantão na saúde 24 horas e facilitar a logística do transporte aos pacientes que buscam atendimento em outras cidades da região. Na educação, vai criar uma política de valorização dos profissionais e honrar o pagamento do piso salarial aos professores.

“Quero revitalizar os prédios públicos, principalmente as escolas e Cmeis e rever a situação dos universitários que hoje se deslocam a Cascavel para estudar e pagam um valor muito alto pelo transporte”, diz. O candidato atua no setor alimentício, e é formado em Educação Física. Tem como vice Valdir Zielinski, e concorre pela coligação PSDB / PSC / PDT / PSD / PSB / PTB / DEM / PP.

Contribuição

O candidato Joneci Moraes de Lima (PV) acredita que pode dar sua contribuição a Braganey, especialmente ao agronegócio, se for eleito prefeito. “Sei dos anseios da comunidade há muito tempo e quero mudar essa realidade”, relata. Ligado ao campo, Lima vai conservar as estradas rurais e disponibilizar maquinários ao agricultor para melhorar as condições de sua propriedade. Na educação, pretende implantar o ensino em tempo integral e oferecer transporte gratuito aos universitários, com o apoio de sua vice, Jorah Borges (PTN).

Produção

Pedro Ianesko é mais um candidato que disputa a Prefeitura de Braganey. Concorre pela coligação PSL/PPL, tendo como vice Mikulski. Ianesko já foi candidato a vereador em 1982, e ficou como 1º suplente, assumindo o cargo no Legislativo após alguns meses da votação. Auxiliou na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braganey, presidiu a Associação Comercial e Industrial, foi membro dos comitês educativos da Coopavel e é graduado em Direito, com especialização em Direito Público com ênfase em Gestão.

Tem como meta firmar parcerias para fomentar a produção agrícola, construir uma unidade 24 horas para a saúde, ofertar internet de graça em locais públicos, criar plano de incentivo para atrair empresas e gerar empregos, entre outras.