Cotidiano

Quatro muçulmanas são multadas pelo uso de burkini em Cannes

EUROPE-BURKINI_PARIS ? Dez mulheres muçulmanas usando burkinis foram abordadas pela polícia em Cannes, no Sul da França, desde que foi imposta há três semanas uma proibição temporária do uso do traje de banho islâmico na cidade. burkini

Argumentando que a peça desafia as leis sobre o secularismo, Cannes é uma das quatro cidades na França que proibiram seu uso.

A medida esquentou o debate nacional sobre o Islã e os costumes dos muçulmanos, em meio a tensões provocadas por uma onda de ataques de militantes islâmicos no país, incluindo o atentado que matou 85 pessoas no Dia da Queda da Bastilha, em Nice.

Uma porta-voz da prefeitura de Cannes disse à agência Reuters que, desde 28 de julho, seis mulheres usando burkinis deixaram a praia após serem abordadas por policiais, e quatro receberam multas de ? 38.

A polícia não pode obrigar as mulheres a deixarem a praia pelo uso de burkini, e a mesma pessoa só pode ser multada uma vez ao dia. A proibição terminará no dia 31 de agosto.

Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira, o premier francês, Manuel Valls, defendeu a medida adotada por algumas prefeituras, argumentando que a vestimenta é incompatível com os valores franceses, mas se posicionou contra uma proibição nacional.

Além de Cannes, outras três prefeituras promulgaram decretos contra o uso de burkini: Villeneuve-Loubet, na Riviera Francesa, Sisco em Córsega e Le Touquet, na costa da Normandia. Leucate, no Mediterrâneo, anunciou na terça-feira que vai fazer o mesmo.