Cotidiano

Quatro modelos de cadeiras de refeição infantis são reprovados pela Proteste

DSC03517 (1).JPGRIO ? As cadeiras infantis para refeição não passaram no primeiro teste realizado pela Proteste Associação de Consumidores. Dos cinco modelos avaliados, três foram eliminados devido ao risco de que bebês e crianças de até três anos se cortassem, prendessem os dedos e até se soltassem durante a refeição. Após a avaliação, a Proteste está pedindo a retirada do mercado de três modelos para crianças de seis meses a três anos (ou até 15 quilos). São eles: Bon Apetit, da Burigotto; Pocket Lunch da Chicco; e Standard, da Galzerano, por apresentarem riscos à segurança.

O modelo Recreio, da Lenox Kiddo, foi eleito o melhor do teste e a escolha certa, por não apresentar qualquer falha de segurança, ser versátil e fácil de usar.

A associação de defesa do consumidor também pediu ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a revisão da certificação desses modelos.

De acordo com a Proteste, a cautela com esse tipo de produto se justifica, já que 13% dos acidentes de consumo registrados no Brasil, entre 2006 e 2014, foram causados por itens específicos para crianças, perdendo apenas para utensílios domésticos. E, segundo o Ministério da Saúde, 43 crianças morreram após sofrerem quedas, entre 1996 e 2014. Por isso, a qualidade das cadeiras de alimentação vai além de um bom design. Elas devem ser, antes de mais nada, seguras.

?Ter acesso a produtos seguros é um direito básico do consumidor e não podemos permitir que seja desrespeitado ? alerta Maria Inês Dolci, Coordenadora Institucional da Proteste.

Já o modelo Teddy Alta, da Tramontina, não foi bem avaliado quanto à versatilidade por não ter apoio para os pés da criança e bandeja com porta copo.

Alguns critérios foram fundamentais para o resultado do teste. As cadeiras foram avaliadas para ver se tinham partes salientes ou expostas que pudessem cortar a criança, ou buracos que prendessem dedos, pés ou pele. O modelo Bon Apetit, da Burigotto, por exemplo, tem fendas maiores do que sete milímetros e menores do que 12 milímetros, suficientes para prender o dedo de uma criança de até três anos, por exemplo. Além disso, sua borda superior tem um raio menor do que cinco milímetros, o que também é um perigo para crianças.

Quanto ao sistema que prende a criança, de acordo com a Proteste, uma cadeira segura deve ser equipada com um cinto suspensório para evitar que a criança escorregue para frente e para fora. Além disso, as tiras devem ser resistentes ao puxão forte de uma criança, sem danificar ou romper a fivela. Mas a fivela da cadeira Pocket Lunch, da Chicco, se abriu com um força menor do que 40 Newtons (medida de força), o que é um risco para uma criança de até três anos, o que, segundo a associação, significa que, nessa faixa etária, ela pode abrir esse dispositivo e se levantar com facilidade, correndo o risco de cair. Por isso, o modelo foi condenado na análise.

Outro ponto avaliado foi o de que as cadeiras também devem ser resistentes e não podem se deteriorar, em função do uso contínuo, a ponto de comprometer sua segurança. Assim, os modelos foram submetidas a impactos semelhantes aos do dia a dia. O Standard, da Galzerano, sofreu sérias avarias. A bandeja e o assento quebraram, demonstrando má qualidade do material e restaram pontas que podem ferir a criança, o que motivaram a decisão de a Proteste pedir sua retirada do mercado.

O que dizem as empresas

Procurada, a Tramontina informou, através de sua assessoria de imprensa, que a cadeira de alimentação para crianças Teddy alta é fabricada e comercializada atendendo aos requisitos estabelecidos nas portarias publicadas pelo Inmetro.

Em nota, a Burigotto ressalta que as cadeiras de refeição infantil de seu portfólio de produtos atendem a todas as exigências da norma ABNT NBR 15991 – cadeiras altas para crianças. A empresa informa ainda que, até o momento não recebeu da Proteste qualquer material informando os resultados dos testes, assim como as normas e métodos utilizados para essa avaliação. A partir do recebimento dessas informações a empresa se compromete a avaliar os resultados divulgados pela Proteste.

?Com 60 anos de atuação no mercado, a Burigotto sempre obteve excelente desempenho em todos os requisitos de segurança da referida norma?, conclui a empresa em seu comunicado.

De acordo com a Galzerano, a cadeira alta Standart encontra-se certificada desde 31 de julho de 2014, tendo passado por ensaios de manutenção em 29 de julho de 2015 e 13 de junho deste ano, sendo que, em todas as ocasiões, foram realizados todos os ensaios prescritos nas normas e regulamentos previstos e em nenhum deles foi apresentada qualquer não-conformidade.

?Tomamos conhecimento dos ensaios realizados pela Proteste, o qual aponta que nosso produto apresentou ruptura na estrutura da bandeja quando ensaiado nos quesitos 6.2 (Ensaio de impacto) e 6.10 (Ensaio de carga estática vertical do assento) da NBR 15991:2011-2, fato que muito estranhamos, pois em nenhum desses dois requisitos existem ensaios prescritos para a bandeja, item apontado como não-conforme. Desta feita, sem desmerecer a iniciativa dessa organização, não temos como apurar os resultados apresentados, pois são falhos e não seguiram as prescrições da norma e do regulamento em tela?, diz a Galzerano, em nota.

A Artsana Brasil Ltda, detentora da marca Chicco, confirma que todos os seus produtos, inclusive as cadeiras altas de alimentação, atendem a todas as exigências do Inmetro, inclusive a norma brasileira mencionada na ABNT NBR 15991/2011, que asseguram total segurança dos produtos. O produto ?Pocket Lunch?, testado pela Proteste, está certificado, contudo, a empresa ressalta que já existe uma versão mais moderna, com características diferentes do modelo testato.

?A Chicco visa sempre a antecipar as inovações e exigências do mercado e exceder os parâmetros de segurança, e, desta forma, o modelo atual (comercializado desde abril de 2016), apresenta um novo fecho mais moderno de trava unificada diferente daquele testado pela Proteste?, diz o comunicado da empresa, que reitera seu compromisso com a qualidade e segurança dos seus produtos, inclusive com o modelo ?Pocket Lunch?, que foi submetido também a testes dinâmicos baseados nos mais rigorosos testes euroéus e atenderam a todos os seus requisitos.