Cotidiano

Quatro meses de formação

O Núcleo Regional de Educação (NRE) em Cascavel realizou de junho a setembro a Formação em Ação Disciplinar (FAD), planejado a partir do Programa Minha Escola Tem Ação (Meta). O foco do evento foi trabalhar a formação continuada para todos os profissionais da educação. Segundo o NRE, o objetivo é melhorar a qualidade de ensino e de aprendizagem nas instituições da Rede Pública Estadual de Ensino.

A formação será encerrada oficialmente hoje e as oficinas aconteceram em cinco instituições diferentes. O evento presencial teve carga horária de oito horas e contou com a participação de aproximadamente 2,7 mil profissionais da educação, atuantes nas instituições de ensino da Rede Estadual do município.

As oficinas foram ministradas pelos técnicos do NRE e docentes colaboradores, por meio de atividades teóricas e práticas, com temas relacionados ao ensino-aprendizagem e ao cotidiano das escolas.

 

Avanços

Inez Aliete Dalavechia, chefe do NRE, acompanhou todo o trabalho realizado. Ela avalia como positiva as atividades de formação continuada. “[as oficinas] Propiciaram avanços no conhecimento científico e maior interação entre os profissionais da educação. Foram atendidos professores, diretores, pedagogos e funcionários de todas as 94 escolas estaduais”, diz Inez.

De acordo com a avaliação dos participantes, a formação teve um resultado positivo, proporcionando reflexões e debates relevantes que muito contribuirão para o desenvolvimento do trabalho escolar.