Cotidiano

Quatro décadas de saudade

Quarenta e quatro anos depois, o reencontro. Ao desembarcar na rodoviária de Cascavel após três dias de viagem, Vanderlei Cardoso da Silva enfim pode abraçar a irmã Dolneide Vendruscolo.

Vanderlei saiu na madrugada de domingo (10) de Espigão do Oeste (RO), junto com sua esposa. Foram mais de três mil quilômetros para que os dois irmãos pudessem recuperar o tempo perdido. A separação ocorreu quando seus pais se divorciaram, ainda quando moravam em Luz Marina, distrito de São Pedro do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

“Meu pai deixou eu e meu irmão em cima de uma pedra e disse que já voltava. Ficamos lá esperando e depois de um tempo minha mãe veio. Aí, fomos dados para famílias diferentes e nunca mais nos vimos”, conta Dolneide. Além deles, a caçula Marlene Bartolomeu, que hoje mora em Foz do Iguaçu, foi levada a uma terceira família. “Assim, cada um seguiu um rumo diferente”, lembra.

Três irmãos

Tentar reunir novamente os três irmãos era um sonho. Por conta da proximidade, Dolneide e Marlene já tinham se reencontrado, mas esperavam pelo retorno de Vanderlei. “Começamos a procurar entre familiares, conhecidos, até que chegamos a uma pessoa em São Pedro do Iguaçu que sabia da nossa história. Foi aí que ficamos sabendo onde o Vanderlei estava”, diz a irmã.

Mais surpresas

As surpresas, no entanto, não param por aí. Assim que Dolneide e Vanderlei conversaram com a reportagem do Hoje News, os dois embarcaram para Foz do Iguaçu para reencontrar a irmã Marlene. “Ela ainda não sabe que a gente vai. Vamos fazer uma surpresa”, comenta Dolneide. Os planos para os próximos dias já estão feitos: Natal e Ano Novo em família.