Policial

Quase dois confrontos por dia na região do 5º CRPM

As mortes em confronto com a polícia em Cascavel representam 13% do total registrado na cidade

Cascavel – A Polícia Militar registra 1,5 confronto por dia na área de abrangência do 5º Comando Regional. A revelação foi feita pelo tenente-coronel Washington Lee Abe, comandante regional da PM, durante a primeira edição do Fórum de Segurança de Cascavel, ontem, no Anfiteatro Emir Sfair.

As mortes em confronto com a polícia em Cascavel representam 13% do total registrado na cidade. Desde o início do ano 68 pessoas já morreram de forma violenta na Capital do Oeste, sendo nove delas em confronto com forças policiais – a última ocorreu na madrugada de ontem.

Em tom de desabafo, o tenente-coronel criticou a parte da sociedade que pede o fim da PM, destacando o grande número de atendimentos registrados na área do 5º CRPM. “São mais de 1.200 chamados apenas na região. Se a Polícia Militar não existisse, não sei para quem estas pessoas poderiam recorrer”, afirmou.

O comandante também fez comentários duros sobre a posição de alguns especialistas em segurança pública. “Eles falam que a polícia brasileira é a mais letal do mundo, mas não falam que o policial brasileiro é o que mais morre. Eles falam isso, mas não têm a petulância de entrar em uma viatura e ver o que os policiais passam no dia a dia”, atacou.

Durante sua fala, Lee destacou o trabalho realizado pelos policiais do 5º CRPM, citando dados sobre apreensão de armas e combate ao tráfico, e também ressaltou a defasagem que a corporação tem. “Cada um de nós trabalha por três e ninguém reclama”.

O tenente-coronel salientou que “a PM veio para limpar a sujeira que os outros fizeram” e citou que o trabalho da corporação precisa ser feito porque em algum momento a família, a escola e o governo falharam. “Não trocamos tiro com trabalhador, trocamos tiro com marginal”, finalizou.

Morte na madrugada

Mais um homem morreu em confronto com a Polícia Militar na madrugada de ontem, na região do Bairro Santos Dumont. Momentos antes, ele e outros dois comparsas haviam assaltado um hotel no centro da cidade. Após o crime, a quadrilha, que estava em um Gol levado no assalto, foi perseguida pelos PMs e ao chegar ao Santos Dumont abandonou o veículo e reagiu à abordagem. Os policiais revidaram e balearam um deles, que portava um revólver calibre 32.

Fórum debate problemas relacionados à segurança

A primeira edição do Fórum de Segurança Pública foi realizada ontem, no Anfiteatro Emir Sfair, e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, dentre elas representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Guarda Municipal de diversos estados.

O evento foi realizado por representantes da Cevan/PMPR (Comunidade dos Evangélicos da Polícia Militar do Paraná) e da UMCEB (União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil), com apoio do Conseg (Conselho Municipal de Segurança Pública de Cascavel).

De acordo com o diretor da Unipas Capelania Internacional e representante da entidade no Paraná, pastor capelão Gilson Fontes da Cruz, o objetivo do evento foi debater a temática da segurança, ouvindo segmentos da sociedade organizada em busca de medidas para reduzir os índices de violência.

“A resposta tem que vir de todos nós. Aqui temos coronéis de vários estados do Brasil, capitães, generais, líderes que já atuam na segurança pública. Vamos ouvir os segmentos de Cascavel e região para chegarmos a uma conclusão. Esta resposta será encaminhada às autoridades competentes para que sejam tomadas providências”, ressaltou.

Segundo o vice-presidente do Conseg, Luiz Sergio Wosiack, o foco do encontro foi promover um entrosamento maior entre comunidade e polícia. “A comunidade precisa entender que a polícia está ali para combater o crime, não para separar briga de marido e mulher, nem para acabar com festa de bêbados. Isso é ridículo. A população precisa se conscientizar que esse não é o caminho”, afirmou Wosiack.

Congresso Estadual

Após o Fórum de Segurança Pública, foram abertos o Congresso Estadual da Cevan/PMPR e o Encontro Nacional de Líderes da UMCEB. Os dois eventos seguem até amanhã com palestras, cultos e louvores, dentre outras atividades. Os debates estão sendo realizados com vistas ao Encontro Nacional da UMCEB, em Brasília (DF).