Cotidiano

Quase dois anos de espera

Anunciado em fevereiro de 2016, o novo Centro de Distribuição e Comercialização de Alimentos da Ceasa (Central de Abastecimento) de Cascavel ainda não saiu do papel. A novidade foi divulgada pelo diretor Natalino Avance de Souza, em breve passagem pelo Show Rural naquele ano.

Segundo a direção-geral da Ceasa, em Curitiba, o assunto é encaminhado pela Secretaria de Obras Públicas de Cascavel, que executa estudos para viabilizar a estruturação de uma área industrial no município. Sem finalizá-los, não há como ter certeza do local onde o novo centro será construído, nem o tipo de estrutura que entrará em funcionamento. Especula-se que a nova sede será próximo ao Contorno Oeste, num espaço de sete alqueires.

“Dependemos da fase de regulamentação do município para essa nova área industrial. Depois disso contrataremos, através de licitação pública, uma empresa para que se faça um projeto estrutural de uma nova Central de Abastecimento nesse local a ser indicado pelo município”, afirma a direção.

No projeto ainda em estudo pela prefeitura serão detalhadas informações como a capacidade de atendimento, metragem e orçamento. A expectativa é de que o número de boxes (lojas) seja o dobro dos 53 que hoje funcionam na central, que fica às margens da BR-467, saída para Toledo. Caso o novo projeto vá de acordo com as projeções da direção, o novo centro da Ceasa em Cascavel terá mais de cem lojas em pouco mais de três mil metros quadrados.

“A previsão é de que se permita um maior número de empresas no atacado. Com a nova concepção logística teremos também maior oferta de hortigranjeiros no mercado, com preços acessíveis e competitivos”, reforça.

Precário

Com o novo centro em funcionamento, estuda-se a possibilidade de fechamento do atual, que há anos é alvo de críticas dos produtores rurais, especialmente pela infraestrutura precária. “O acesso da entrada aos boxes está todo esburacado, falta investimento. É difícil até pra gente trabalhar, mas como dependemos disto temos que nos conformar com o que tem”, desabafa um agricultor, que preferiu não se identificar.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Obras Públicas informa que os estudos estão em fase inicial e o Município estuda as áreas possíveis para implantação da nova Ceasa. Quanto a estrutura atual, a informação é que, após a mudança, se manteria apenas a nova unidade.

No Paraná

A Ceasa Paraná tem cinco unidades de abastecimento de hortifrutigranjeiros, localizadas nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, que em média movimentam por ano cerca de 1,2 milhões de toneladas de hortigranjeiros.

Estrutura atual

Terreno com 31.193,35 m²

Área total urbanizada de 15 mil m²

Área construída de 7.860 m²

53 boxes – 1.848 m²

1 lanchonete – 45 m²

22 empresas instaladas

45 produtos cadastrados

56.082.78 toneladas comercializadas por ano