Cotidiano

Quase 700 imigrantes são resgatados no Mediterrâneo

Italy MigrantsROMA ? Um total de 668 imigrantes foram resgatados no Mar Mediterrâneo somente neste sábado, enquanto viajavam sob condições precárias em barcos de contrabandistas a partir da Líbia. Em apenas uma semana, 13 mil pessoas foram salvas. Com o clima mais ameno na primavera, aumentou o número de pessoas que se arriscam na perigosa travessia da África para a Europa. Imigrantes

Participaram das operações de salvamento a guarda costeira e a marinha da Itália, com a ajuda de navios alemães e irlandeses, além de organizações humanitárias.

As forças armadas irlandesas afirmaram que o navio Le Roisin, incorporado este mês à missão, resgatou 123 imigrantes de um barco de borracha de 12 metros e recuperou o corpo de um homem.

Um navio alemão, parte da patrulha contra contrabandistas, também participou de um total de quatro operações de resgate separadas, informou a guarda costeira italiana em um comunicado.

Devido à lotação dos abrigos na Sicília, o navio Vega da Marinha italiana dirigiu-se para Reggio Calabria, um porto no sul da Itália, com 135 sobreviventes a bordo, além de 45 corpos, depois de um resgate na véspera. O Vega está previso para atracar no domingo.

Sob um acordo da União Europeia (UE), dezenas de milhares de migrantes resgatados no mar e que buscam asilo devem ser realocados em outras nações do bloco, a partir de Itália e Grécia, que recebem em suas costas a maioria dos imigrantes.

No entanto, em meio ao crescente ressentimento em alguns países europeus, o plano não foi de fato implementado, e apenas uma pequena parcela dos imigrantes tem sido transferidos.

Neste sábado, no Vaticano, o Papa Francisco disse a centenas de crianças, muitas delas imigrantes, que os imigrantes ?não são um perigo, mas estão em perigo?.

Francisco reiterou sua consternação pelo fato de que alguns países europeus se recusam a receber imigrantes que escapam de guerras e pobreza, colocando muros e outros obstáculos no caminho.