Cotidiano

Quase 400 carteiras de trabalho estão esquecidas só este ano

Mensalmente são solicitadas uma média de 350 delas, que demoram em torno de 15 dias para ficarem prontas

Cascavel – A Carteira de Trabalho é o principal documento para quem busca uma vaga de emprego. Em Cascavel, desde 2015, a confecção é feita exclusivamente na Agência do Trabalhador. Mensalmente são solicitadas uma média de 350 delas, que demoram em torno de 15 dias para ficarem prontas.

O problema é que muitos desses trabalhadores que vão até a agência para fazer o documento “esquecem” de buscá-las. Segundo a supervisora da Agência, Rosãngela Ferreira dos Santos Nietto, os motivos para que as pessoas não retirem a carteira são os mais variados possíveis. “Têm aquelas que pedem a segunda via porque pensam que extraviaram a primeira e acabam encontrando. Tem outras que pedem e vão embora para outras cidades. Temos adolescentes que fazem o pedido, mas que, como não encontram vagas no mercado de trabalho, as deixam aqui. E claro, os que realmente esquecem”.

De acordo com Rosângela, das carteiras feitas este ano, 390 estão guardadas, esperando que os proprietários vão buscá-las. “Desde 2009 quando começamos a confeccioná-las até o ano passado eram 224 carteiras guardadas. Para retirar é preciso que a pessoa venha até a agência, com seus documentos pessoais”.

O principal problema, conforme a supervisora, é que muitos desses trabalhadores que vão para outros Estados, não conseguirão fazer o documento novamente. “A Carteira de Trabalho é nacional, uma não anula a outra automaticamente. É preciso que a pessoa vá até a agência para fazer a retirada ou mesmo que faça a solicitação de cancelamento”.

O adolescente João Henrique França, de 15 anos, já fez sua Carteira de Trabalho e não esperou para buscar o documento. “Eles me disseram que em 15 ou 20 dias estaria pronta e vim logo. Quero procurar um trabalho como menor aprendiz”.