Cotidiano

Quase 29 mil alunos voltam às aulas na rede municipal

Sobre a falta de professores, Márcia disse que professores que estavam na equipe pedagógica da secretaria foram para as salas de aula

Cascavel – Lápis e caderno nas mãos. Essa foi a imagem que predominou ontem em todas as unidades de ensino da rede municipal de educação. Quase 29 mil alunos do ensino fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino em tempo integral, educação infantil e da área rural voltaram às salas de aula para o início do ano letivo.

Pela manhã, o prefeito Leonaldo Paranhos fez a abertura do ano letivo no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria Vaz Meister, no Jardim Nova Itália. Lá ele anunciou uma reforma no Cmei Professora Mirian Ana Davlonta Boschetto, inaugurado em 2009 e que, desde então não passou por nenhuma melhoria. “São duas unidades de ensino, uma ao lado da outra, mas que possuem uma realidade bem diferente uma da outra”.

A obra, segundo a secretária de Educação, Márcia Baldini, englobará todos os ambientes. “O parquinho será adequado, com brinquedos apropriados e grama sintética. Estamos na fase de finalização dos projetos e devemos encaminhar em breve a documentação para o processo licitatório”.

FALTA DE PROFESSOR

Sobre a falta de professores, Márcia disse que professores que estavam na equipe pedagógica da secretaria foram para as salas de aula. “Há falta de 239 professores de ensino fundamental, 91 de educação infantil, 144 zeladoras, 48 agentes de apoio e os 244 estagiários estão com o contrato prestes a vencer”.

Conforme o Município, as férias de inverno começam no dia 30 de junho e vão até o dia 19 de julho, e, segundo o calendário escolar de 2017, o ano letivo termina no dia 15 de dezembro.

Já a volta às aulas na rede estadual está marcada para o dia 15, mas no próximo sábado está agendada uma assembleia da APP-Sindicato em Maringá para discutir se haverá ou não greve.