Cotidiano

Quase 2,5 milhões de veículos no Paraná possuem licenciamento em atraso, diz Detran

Cobrança, em 2021, começou em agosto e vai até novembro, de acordo com o número final da placa; trafegar com veículo com a taxa em atraso é considerado infração gravíssima de trânsito.

Quase 2,5 milhões de veículos no Paraná possuem licenciamento em atraso, diz Detran

Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) apontam que o estado possui 2.459.623 veículos com o pagamento da taxa de Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) em atraso.

Conforme o departamento, o estado possui uma frota de 7.830.756 veículos, com 4.529.951 carros e 1.456.791 motos.

A cobrança do licenciamento, exercício 2021, começou em agosto e vai até novembro, de acordo com o número final da placa do veículo. Confira, no calendário abaixo.

Placas finais e meses de vencimento:

  • 1 e 2: agosto;
  • 3, 4 e 5: setembro;
  • 6, 7 e 8: outubro;
  • 9 e 0: novembro.

A taxa de licenciamento custa R$ 86,50 para todos os veículos. Após o pagamento, anteriormente, o proprietário recebia em casa o CLRV em papel-moeda, no entanto, isso deixou de ocorrer a partir deste ano, com a migração para o documento digital.

Quase 2,5 milhões de veículos no Paraná possuem licenciamento em atraso, diz Detran — Foto: José Vernando Ogura/AEN

Quase 2,5 milhões de veículos no Paraná possuem licenciamento em atraso, diz Detran — Foto: José Vernando Ogura/AEN

 

Desde o exercício 2020, o Detran-PR parou de emitir a carta de aviso do licenciamento, que antes era enviada aos proprietários dos veículos. A medida foi tomada por uma questão de economia aos cofres públicos, segundo o departamento.

Por isso, é necessário que o contribuinte faça a emissão para pagamento no site do Detran ou pelo aplicativo Detran InteliGente.

O Detran destaca que trafegar com um veículo com licenciamento em atraso é considerado infração de trânsito gravíssima e, segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Caso seja flagrado nesta situação irregular, além da punição pela infração, o motorista ainda tem o veículo apreendido.

Fonte: G1 Paraná/Detran