Cotidiano

Quase 200 mil deixaram de ter plano de saúde em janeiro, diz ANS

plano de saúdee.jpgRIO ? Em janeiro deste ano, 192,2 mil perderam o plano de saúde, de acordo com os números divulgados nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em relação a dezembro do ano passado. Atualmente, são 47,592 milhões de beneficiários em planos médico-hospitalares e 22,209 milhões em planos exclusivamente odontológicos. A queda no número de pessoas atendidas por planos de saúde é reflexo da crise no mercado de trabalho. Cerca de 80% dos beneficiários tem o plano dado pelas empresas. Atualmente, o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados. Os planos individuais responderam por 11%.

Seguindo caminho inverso aos planos médico-hospitalares, houve aumento de aproximadamente 169 mil beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.

Desde fevereiro de 2015, 2,547 milhões de famílias deixaram de ter plano de saúde no Brasil. No Rio de Janeiro, 42 mil contratos foram desfeitos.

Nove estados apresentaram aumento de beneficiários em planos de assistência médica na comparação com dezembro: Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Roraima e Sergipe.