Cotidiano

Quarto dia de ocupação no Capanema tem Frejat, Lenine, Leoni e Pedro Luís

03_FHA_rshow_frejat.jpg Links CapanemaRIO ? Depois das canjas de Arnaldo Antunes e Otto, na quarta-feira, e da apresentação da Orquestra Música Pela Democracia, na terça, a programação cultural segue movimentando ainda mais a ocupação que ocorre há quatro dias no Palácio Capanema, Centro do Rio. Nesta quinta, estão confirmadas as aparições dos músicos Frejat, Lenine, Leoni e Pedro Luis (entre 16h e 18h), assim como os ensaios do bloco Mulheres Rodadas e da fanfarra Damas de Ferro (a partir das 20h, seguidos por uma batalha de fanfarras).

Mas as atividades no Capanema não se restringem apenas às apresentações musicais. A programação conta ainda com oficina de voz (ministrada por Gabriela Geluda, às 12h), com o espetáculo circense “Mão” (14h), além de oficina de pintura em camiseta (18h) e aulas de dança (às 18h30).

OCUPAÇÕES EM NOVE CAPITAIS

Após a extinção do Ministério da Cultura, determinada pelo presidente interino Michel Temer e decretada no Diário Oficial na última quarta-feira, representantes da classe artística e da produção cultural de todo o país iniciaram, ao longo do fim de semana, uma série de ocupações em prédios e equipamentos vinculados ao MinC, em diferentes pontos do país. Até quarta-feira, dez diferentes cidades do país já registravam ocupações em edifícios vinculados ao MinC.

Além do Rio, onde o Palácio Capanema foi tomado por ativistas desde segunda-feira, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Aracaju, Recife, Fortaleza e Salvador recebem protestos. Em Natal, fica o único edifício já desocupado. O prédio do Iphan, onde os manifestantes se concentravam, foi esvaziado nesta quarta-feira. Ocupação

No mesmo dia, foi confirmado que Marcelo Calero será o secretário Nacional de Cultura. O órgão ficará subordinado do Ministério da Educação, apesar das críticas e pressões do setor. O presidente interino, Michel Temer, não cedeu às pressões para voltar atrás em sua decisão de extinguir o Ministério da Cultura. Também não aceitou as ideias de tornar a secretaria da Cultura um órgão vinculado à Presidência ou à Casa Civil. O diplomata de 33 anos ocupou em janeiro de 2015 a Secretaria de Cultura do município do Rio, após trabalhar como presidente do Comitê Rio450. A posse deve acontecer na segunda-feira. Júnior Perim, fundador do Circo Crescer e Viver, assumiu a Secretaria de Cultura do Rio. Links

Leia abaixo a íntegra do Manifesto do OcupaMinC RJ:

Manifesto Cultura pela Democracia:

Exigimos a deposição imediata do governo ilegítimo que tenta se instaurar. Não reconhecemos Michel Temer como presidente do Brasil. Qualquer tipo de negociação com o Palácio do Planalto é uma forma de legitimação do golpe.

Faremos a governança real e simbólica na luta pelos nossos direitos, ocupando ? de forma pacífica, mas contundente ? o Palácio Gustavo Capanema sede do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro. Reafirmamos que o espaço público é o lugar da luta política e que as ocupações são legítimas e necessárias.

Presenciamos neste momento uma tentativa, por parte de um governo golpista, de violentar a democracia brasileira e desestabilizar o país.

O governo ilegítimo assumiu de forma arbitrária, causando um desmonte de setores essenciais do Estado brasileiro como Cultura, Direitos Humanos, Mulheres, Igualdade Racial, Povos Indígenas, Desenvolvimento Agrário, Previdência, Ciência e Tecnologia, além da extinção daControladoria Geral Da União – CGU.

A extinção do Ministério da Cultura significa e simboliza não só a perda dos direitos dos trabalhadores da Cultura, conquistados em uma longa história de lutas e desafios, mas também a perda dos direitos de cidadania do povo brasileiro, garantidos pela Constituição de 88. E além das perdas do patrimônio material e imaterial da cultura brasileira, essa arbitrariedade representa um retrocesso histórico diante de um legado deixado por agentes culturais, individuais e coletivos, em seus diferentes campos de criação.

No entanto, não se trata somente de garantir a sobrevivência de um setor. Esta ocupação da Cultura pela Democracia no Capanema é, sobretudo, pelo fim do governo ilegítimo de Michel Temer. Não aceitamos negociar com os coronéis do século XXI.

Neste momento, o verdadeiro governo está aqui do lado de fora, nas ruas, nas ocupações.

Não abrimos mão do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Conclamamos toda a sociedade à resistência.

A luta pela democracia não tem data para terminar!

?#?ForaTEMER?

?#?MincÉNosso?

?#?OcupaTudo?

?#?OcupaMinC?

?#?OcupaMinCRJ?

?#?OcupaCapanema?

?#?CulturaPelaDemocracia?

?#?OcupaCultura?