Educação

Quando a aldeia visita a sala de aula

Dia da Diversidade Cultural mudou a rotina do Colégio Wilson Joffre

Em um dia voltado a um olhar mais atento para a diversidade cultural, estudantes do Colégio Estadual Wilson Joffre, de Cascavel, aprenderam muito sobre tradições e cultura dos diversos povos que habitam o País. Mas a programação que mais marcou, nessa quinta-feira (22), foi a visita de 48 alunos da Aldeia Indígena de Diamante do Oeste, além, é claro, das apresentações de música e dança da região.

A professora e coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Alexandra Ruwer, explica que em abril 80 alunos da escola foram até a comunidade de Diamante do Oeste, ocasião em que fizeram o convite para que os indígenas viessem conhecer um pouco da cultura cascavelense.

“A intenção dessa visita é interagir. É a primeira vez que eles estão vindo para Cascavel. Além de a gente poder conhecer um pouco mais da cultura indígena, conhecer a realidade deles, eles também podem vir conhecer a nossa realidade”, conta Alexandra.

O projeto Dia da Diversidade Cultural foi criado pela equipe multidisciplinar para ser aplicado em todas as escolas, mas nem sempre é tão vivencial. “É bom esse conhecimento de estar vivenciando a outra cultura para podermos ter essa troca de experiências”.

Os indígenas

O diretor do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, de Diamante do Oeste, Jairo César Bortolini, disse que é importante fazer esse intercâmbio para que os alunos indígenas também conheçam a realidade dos estudantes não índios. “Para os nossos alunos, o contato com um não indígena de uma cidade maior é necessário. Viemos aqui para mostrar um pouco da cultura Guarani para aqueles que não conseguiram visitar a comunidade em abril”, acrescenta.

Os alunos do Colégio Wilson Joffre gostaram muito da interação. Karoline Farias (17) está no 3° ano da formação Docente e lembra que, quando a pessoa não conhece a realidade do outro, muitas vezes critica. Por isso a importância desse contato.

Já para o aluno indígena Diego Vogado (14), do 9° ano do Colégio Kuaa Mbo’e, conhecer pessoas e uma região novas é gratificante. Além de ter gostado muito da visita, Diego gostou das novas amizades que fez.

Programação

O dia foi intenso. A programação teve início às 10h e as atividades se estenderam até o fim da tarde. O Colégio contou apresentações do coral e capoeira da escola, apresentações culturais com os alunos da escola e também dos alunos indígenas. A programação se encerrou com um torneio de futsal.

Expressões culturais

Várias atividades com o intuito de destacar o diálogo entre as diversas culturas existentes no Brasil também foram realizadas no Colégio Estadual Cielito Lindo, em Lindoeste. A programação incluiu exposição de trabalhos escolares, apresentações de danças africanas e indígenas e dos textos vencedores do Concurso de Oratória.

Seminário

O NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, com apoio do Parque Tecnológico da Itaipu, Unioeste e Secretaria Municipal de Educação realiza o Seminário de Formação Sobre as Relações Étnico-Raciais no câmpus da Unioeste nesta sexta-feira (23) a partir das 8h.

O evento contará com apresentações culturais, palestras e mostra de trabalhos das instituições de ensino estaduais e municipais, dentro da proposta de refletir acerca do respeito nas relações.