Esportes

Qualidade ao invés de quantidade

Equipe que é sinônimo de qualidade em se tratando de canoagem velocidade no País, o CRC (Clube de Regatas Cascavel) está de malas prontas para embarcar para nova edição do Campeonato Brasileiro da modalidade, que terá início amanhã e seguirá até domingo no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba.

“A expectativa é boa, todos da equipe treinaram bastante. Queremos melhorar nossa colocação em relação ao ano passado, quando terminamos em sétimo”, diz o chefe da delegação do CRC, Paulo Vergutz.

Em 2016, a equipe cascavelense que conta com os atletas olímpicos Ana Paula Vergutz, Roberto Maehler e Vagner Souta Júnior competiu com 10 atletas. Desta vez serão 11 representantes. A novidade fica por conta de Josi…, que participará das provas do K2 e do K4. Já Felipe Folador disputou o último Brasileiro, o seu primeiro, mas pontuou. Agora ele espera que seja diferente: “quero um bom resultado. Desta vez vou remar pela primeira vez nos 200m. No ano passado remei os 500m e os 1000m. Acho que vou gostar dos 200m”, diz o jovem de 11 anos.

Vale lembrar que no ano passado o CRC terminou na sétima colocação geral por pontos, mas com dez medalhas de ouro, apenas duas a menos que a equipe campeã, de Caxias de Sul (RS), que contou com mais de 50 canoístas.

Pontuação

Em uma contagem de pontos que considera ser a mais justa, a Confederação Brasileira de Canoagem credita maior pontuação às categorias menores do que para as que contêm as estrelas do esporte. Uma prova Infantil pode render à equipe até o dobro de pontos em relação a uma prova disputada por um atleta olímpico do caiaque. Por isso, as equipes que têm mais atletas costumam se destacar na classificação geral. As três primeiras colocadas chegam a contar com cerca de 60 integrantes. Já o CRC terá de se desdobrar com seus 11 atletas: “vamos ter de disputar várias provas com um mesmo canoísta”, explica Paulo.

De olho na seleção

O Campeonato Brasileiro serve de base para a convocação das equipes da seleção brasileira. Esta edição deve servir também como seletiva para o Sul-Americano das categorias Menor, Cadete e Máster, que será realizado em novembro no Uruguai. Além disso, participar do Brasileiro costuma ser requisito para quem disputará seletivas como a que ocorrerá em março do ano que vem com vistas aos Jogos Sul-Americanos 2018.

Experiência olímpica

“Tenta passar experiência que tem de competição. tem a experiencida da hora da largada, como executar prova da melhor forma. isso soma para os atletas menores. durante o treino tenta incentivar, pq é um esporte individual, é facial de desmotivação, então temos de estar o tempo todo motivando e mostrando que está acontecendo a evolução. Eu gostei muito de ter voltado, melhorei, gostaria de estar melhor, mas só vai acontecer quando eu começar a me preparar para o ano que vem. Estou num ciclo de dois meses, o treinamento está incompleto. Não posso criar muita expectativa para esse brasileiro”.

Recordista

Competindo em seu último ano de Infantil, Marco Antônio Voigt Navarro foi o destaque do CRC no Brasileiro 2016 com sete medalhas conquistadas, sendo três de ouro nas três distâncias do K1: 200m, 500m e 1000m. Desta vez, com 15 anos, ele competirá pela primeira vez na categoria Cadete. “Agora é tudo mais complexo. O pessoal tem vantagem de idade, mas não posso deixar isso abalar expectativa. Vou para incomodar, tentar pegar o lugar de gente muito mais velha que eu. Vou atrás de medalha, sim, com força”.

Se tem um atleta do CRC que chegará em sua melhor forma no Brasileiro ele se chama Vagner Souta Júnior. Ele recém chegou do Campeonato Mundial, encerrado domingo na cidade de Racice, na República Tcheca. Nos últimos dias de prova ele disputou duas finais B. Foi o Foi o 8º colocado no K1-500m e o 7º no K1-1000m. Essas posições equivalem ao 17º e ao 16º lugares na classificação geral das duas distâncias, respectivamente.

Marco Antonio Voigt Navarro (Cadete)

Marcio Luiz Gimenes Artero (Máster A)

Ana Paula Vergutz (Sênior)

Josiane Morgana Delay (Sênior)

Beatriz Renata Vergutz (Sênior)

Bruna Chicato Ribeiro Gama (Sênior)

Vagner Junior Souta (Sênior)

Roberto Maehler (Sênior)

Vitor Hugo Voigt Navarro (Júnior)

Roberta Karina Siemens (Infantil)

Felipe Folador (Infantil)