Policial

Quadrilha que atuava na região de Curitiba é desmantelada

Foram cumpridos mandados em Curitiba, Piraquara e Pinhais, na região metropolitana

Curitiba – Uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas, extorsão, concussão, roubo, furto, estelionato e receptação foi desmantelada durante a Operação Cartigat, deflagrada ontem pelo Diep (Departamento de Inteligência do Estado do Paraná). Oito pessoas suspeitas de envolvimento com a organização foram presas, sendo dois policiais civis. 

Durante seis meses a equipes monitoraram a atuação da quadrilha. O núcleo principal era formado por três pessoas, das quais um deles uma era um policial civil. A este núcleo somavam-se outros membros responsáveis por indicar pessoas em situações irregulares a fim de que a organização criminosa pudesse praticar roubos, concussões e extorsões.

Um dos modos de agir da quadrilha consistia em, primeiramente, identificar pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, com roubos ou furtos, para depois realizar abordagens e se apropriar de objetos ilícitos. Os policiais ainda cobravam vantagens indevidas para que deixassem de realizar a prisão destes criminosos.

Outra vertente desta organização criminosa era o tráfico de drogas, que contava com uma vasta cadeia de colaboradores responsáveis por fornecer, revender e estocar os entorpecentes. De acordo com a investigação, os criminosos abordavam os traficantes, exigiam dinheiro para não prendê-los e tomavam o entorpecente. Uma das pessoas presas utilizava o próprio filho adolescente para vender drogas na casa do avô.

Durante a ação, as equipes localizaram cinco armas, com cerca de 300 munições de calibre diversos, anabolizantes, R$ 7 mil em dinheiro, maconha, ecstasy, balança de precisão e uma máquina usada para prensar droga. Os policiais ainda recuperaram um carro e uma moto roubada e apreenderam um veículo usado pela quadrilha.