Policial

Quadrilha que agia na região é desmantelada em operação

O Gaeco apurou que motoristas de caminhão eram cooptados por policiais e empresários para desviar as cargas simulando assaltos

Cascavel – O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel deflagrou na manhã de ontem a Operação Água Benta, destinada a desmantelar uma quadrilha especializada em desvio de cargas e que contava com a participação de policiais civis e militares. A ação, realizada em quatro estados, resultou na prisão de 19 pessoas.

A operação visava dar cumprimento a 24 mandados de prisão e busca e apreensão contra 30 pessoas e 11 mandados de condução coercitiva. Foram desenvolvidas ações em cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná e também no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.

De acordo com o MP-PR (Ministério Público do Paraná), a organização criminosa desviava cargas de soja para Dourados (MS) e de produtos alimentícios e de limpeza para uma rede de supermercados e uma indústria de alimentos. São investigados 25 motoristas, 10 empresários e 10 policiais.

O Gaeco apurou que motoristas de caminhão eram cooptados por policiais e empresários para desviar as cargas simulando assaltos. Os falsos roubos eram registrados em várias delegacias mediante o pagamento de cerca de R$ 10 mil por boletim feito a policiais. Em alguns casos houve participação de advogados para a lavratura falsa dos BOs.

PRISÕES

Foi decretada a prisão preventiva de sete empresários e três funcionários de empresas envolvidas, um advogado, um delegado de polícia, quatro investigadores, um policial militar e sete motoristas. Também foi determinado pelo Juízo de Terra Roxa o bloqueio de bens e valores.

Entre os detidos estão os irmãos Gilmar e Dilamar Quadri, empresários de Capitão Leônidas Marques. O delegado e os policiais civis presos trabalhavam em Terra Roxa, Assis Chateaubriand e Toledo, mas não tiveram seus nomes revelados.