Policial

Quadrilha cobrava ?pedágio? da população em troca de segurança

Sete pessoas de uma quadrilha que exigia dinheiro de moradores de Araucária em troca de segurança, luz e internet foram presas

Curitiba – Sete pessoas de uma quadrilha que exigia dinheiro de moradores de Araucária em troca de segurança, luz e internet foram presas ontem em operação conjunta envolvendo equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do 17º BPM (Batalhão de Polícia Militar).

A ação fez parte da operação Impacto, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública na quarta-feira em resposta à onda de crimes patrimoniais (furtos e roubos) e contou com 50 viaturas e dezenas de policiais militares que estão concluindo o curso de formação.

Durante o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão, os policiais encontraram com os integrantes da organização criminosa mais de R$ 5 mil em dinheiro, duas pistolas, carregadores, cocaína, crack e um colete balístico. Um dos detidos já estava preso e outro fazia uso de tornozeleira eletrônica.

Os integrantes da quadrilha cobravam “taxas” da população local, que eram mascaradas sob forma de mensalidade de associações de moradores. De acordo com informações do setor de inteligência da PM, os moradores que não concordavam em pagar eram assaltados e expulsos da região.

“Não podemos admitir a cobrança de taxas por segurança. A operação do Bope e do 17º Batalhão retira esses criminosos da rua. Agora os moradores de bem estarão seguros com a presença da polícia”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

Os policiais encontraram anotações com valores referentes a essas taxas, comprovantes de depósitos bancários e contratos sobre venda de terrenos na região do Jardim Israelense. Os presos são acusados de tráfico de drogas, associação criminosa e extorsão circunstanciada.