Cotidiano

Quadra ao lado da UPA Veneza servirá de heliponto ao Consamu

O objetivo é reduzir o tempo nos chamados de urgência e emergência

Cascavel – Um pouso teste foi realizado, nesta tarde (10) com o helicóptero do Consamu em quadra esportiva localizada ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veneza.

A operação oficial, autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde, teve por objetivo estabelecer parceria do Consamu com o Município para utilização da quadra esportiva como heliponto, para transferência de pacientes da UPA para outras unidades hospitalares.

O pouso foi aprovado, assim como a utilização do local como heliponto. O objetivo é reduzir o tempo nos chamados de urgência e emergência, evitando o transporte via rodovia em ambulância até o aeroporto municipal.

“Fizemos um pouso teste, aprovado pela equipe, pelo comandante. Esta quadra tem um espaço amplo. A partir de agora quanto tiver retirada de paciente da UPA, para longa distância, ou quando for necessário levar para a UPA um paciente mais grave, poderemos utilizar esse espaço para o pouso da aeronave”, destacou o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio.

De acordo com o prefeito Edgar Bueno, com essa opção não será necessário levar o paciente de ambulância até o aeroporto, para então ter o transporte pelo helicóptero.

“Essa estrutura serve perfeitamente para dar velocidade no atendimento aos pacientes mais graves da UPA Veneza, aqueles que precisam ser transferidos para hospitais de Cascavel, da região, ou até mesmo de Curitiba. Com isso vamos ganhar em torno de meia hora nesse transporte e levar o paciente o mais rápido possível para os hospitais, podendo salvar vidas com mais eficiência. Vamos estudar a implementação de helipontos também na UPA Pediatria e na UPA Brasília”.

(Com informações de assessoria)