Cotidiano

Putin questiona Temer sobre PEC dos gastos e controle da inflação

201610160726454799_AFP.jpg

GOA, Índia – Numa longa conversa durante o jantar desse sábado, o presidente russo, Vladimir Putin, questionou o presidente Michel Temer sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos públicos. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o diálogo ? que durou cerca de uma hora e vinte minutos ? foi centrado no interesse do líder da Rússia pelas mudanças econômicas que ocorrem no Brasil. Além do ajuste fiscal, Putin também fez perguntas sobre o controle das expectativas de inflação.

brics_1610

Os assessores informaram que o presidente russo fez comparações entre o processo inflacionário dos dois países nos últimos anos. No ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 11,67%. Já a inflação oficial na Rússia foi de 12,9%. No entanto, a alta de preços no Brasil tem dado sinais de maior resistência. Nos últimos 12 meses, o IPCA é de 8,48%. Na Rússia, é de 7,3%.

Por isso, os juros russos já começaram a cair. Ambas nações vivem um processo desinflacionário e tem metas parecidas para a alta de preços. Os objetivos dos dois países são similares. No Brasil, o objetivo é manter a inflação em 4,5% (com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais). Na Rússia, a meta para 2017 é de 4% com margem de tolerância de 5% a 6%.

? Putin pareceu muito interessado em saber dos avanços econômicos no Brasil. Perguntou sobre a inflação, mas queria saber, principalmente, do controle de gastos ? disse um interlocutor do presidente.

Segundo ele, o presidente Temer foi interpelado sobre a estrutura do ajuste fiscal. Queria informações sobre como as despesas serão controladas com a PEC e até como que a matéria conseguiu ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Na semana passada, o presidente Temer conseguiu uma vitória relevante ao aprovar a proposta por 366 votos a favor a 111 contrários.

A assessoria de Temer já está acostumada com o estilo Putin de indagações. Segundo assessores mais próximos, ele chega com fichas sobre os assuntos que tem interesse e não perde tempo com conversas introdutórias. Vai direto ao ponto.

Temer e Putin sentaram-se lado a lado no jantar dos chefes do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado no sábado à noite. Os dois conversaram por meio de interpretes.

Antes de a comida ser servida, Temer conversou com o presidente chinês, Xi Jinping. Sem tanta euforia quanto Putin, o líder da China também perguntou sobre as mudanças econômicas no Brasil. Os dois conversaram a respeito do momento atual da economia mundial.