Cotidiano

Putin prevê cessar-fogo em todo território sírio

TÓQUIO ? O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira que a “próxima etapa” para a guerra na Síria será “um cessar-fogo no conjunto do território”, enquanto a retirada de milhares de civis e rebeldes da cidade de Aleppo avança.

Putin afirmou que houve um acordo com o presidente turco, Tayyip Erdogan, em realizar conversas de paz sobre a Síria. As negociações seriam um adicional às conservas realizadas pelas Nações Unidas que acontecem intermitentemente em Genebra, segundo o líder russo.

? Negociamos ativamente com representantes da oposição armada, sobretudo graças à mediação da Turquia. Acordamos durante uma conversa telefônica com Erdogan propor às diferentes partes do conflito um novo lugar para as negociações de paz. Pode ser a capital do Cazaquistão, Astana ? declarou Putin à margem de uma visita a Tóquio.

Na quinta-feira, um cessar-fogo na cidade síria de Aleppo permitiu que mais de seis mil civis e rebeldes deixassem suas casas. A Rússia já havia afirmado que a região estava totalmente sob o controle do governo de Bashar al-Assad.

Segundo o Kremlin, citada pela agência Interfax, 366 rebeldes baixaram suas armas e deixaram as zonas controladas pelos insurgentes no mesmo período. A retirada de rebeldes e civis do Leste de Aleppo deveria ter início na manhã de quarta-feira e não se concretizou, sinalizando o colapso de um acordo de cessar-fogo entre o governo e os insurgentes.

Principal aliado das tropas de Bashar al-Assad, o Exército russo informou que os soldados sírios retomaram os combates para responder aos ataques rebeldes, depois de uma trégua acordada entre ambas as partes.

O acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia e a Turquia terminou com anos de confrontos na cidade e deu ao ditador sírio a maior vitória até o momento em mais de cinco anos de guerra.