Cotidiano

Putin parabeniza ?querido amigo? Fidel Castro pelos 90 anos

MOSCOU — O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou neste sábado o seu “querido amigo” Fidel Castro, que comemora 90 anos neste sábado. Em carta publicada no site do Kremlim, Putin destacou o líder cubano por sua “dedicação ao povo de Cuba” e sua “contribuição” para a boa relação entre os dois países.

“Na Rússia você goza de um grande respeito como homem de Estado destacado, que dedicou toda a sua vida ao serviço do povo de Cuba”, escreveu Putin. “É difícil superestimar sua contribuição pessoal ao desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre os nossos países”.

“Desejo boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade”, concluiu Putin.

Após o êxito da Revolução Cubana, em 1959, Castro implantou o regime comunista no país, desafiando o vizinho Estados Unidos e convertendo Cuba em um importante aliado da então União Soviética.

Mas a dissolução da União Soviética, em 1991, gerou graves consequências para a economia cubana que, de um dia para o outro, perdeu a ajuda financeira que recebia de Moscou para enfrentar o embargo econômico imposto pelos EUA.

Nos últimos anos, Putin vem trabalhando para reavivar as relações entre Moscou e Havana, sobretudo no cenário atual de distanciamento entre Rússia e EUA. A última vez que os dois líderes se encontraram foi em 2014, quando Putin visitou a ilha caribenha.